Angola: Luísa Damião substitui “Nandó” na Assembleia Nacional

A actual Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, é a figura a quem João Lourenço pretende indicar como Presidente da Assembleia Nacional, no seguimento do congresso do MPLA marcado para Dezembro próximo.

Segundo a Newsletter África Monitor Intelligence, por decisão de João Lourenço, a AN perdeu em fins de 2020 a autonomia administrativa e financeira de que sempre dispôs, tendo a gestão do seu orçamento doravante a ser feita directamente pelo Ministério das Finanças.

A fonte adianta ainda que as relações entre “Nandó” e JLO têm registado diversos atritos, nomeadamente no Conselho da República.

O actual líder da AN rejeita responsabilidades pelo atraso na aprovação da legislação autárquica ainda em falta porque a mesma, sob a forma de propostas, não lhe foi apresentada, nem pelo Governo nem pelo MPLA.

Diversos nomes têm sido considerados para substituição de Luísa Damião nas suas actuais funções no MPLA. O nome mais propalado é o de Virgílio Fontes Pereira, antigo líder parlamentar do partido maioritário.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments