Angola/Malanje: Novas divisões dentro da “FNLA” com acusações de corrupção e roubo

O antigo primeiro secretário provincial da FNLA em Malanje, Luciano dos Santos, está a ser acusado de ter praticado actos de corrupção antes de ter sido demitido. Antigo secretário provincial acusa Lucas Ngonda de incapacidade para resolver diferendos dentro do partido e á agora acusado de corrupção.

Luciano dos Santos disse no entanto que se demitiu em Fevereiro porque a FNLA continua a não resolver os seus problemas internos com o partido dividido em várias facções.

Mas, Carlos Cassoma, nomeado interinamente como secretário provincial pelo presidente Lucas Ngonda, disse em conferência de imprensa, que mais de um milhão de kwanzas foram usurpados e que esses fundos eram provenientes do orçamento geral do Estado.

“Aproveitou-se da posição que possuía para cometer práticas criminosas, que se traduzem na gestão danosa, actos de corrupção, nepotismo, desvio de fundos e venda de património do partido para fines pessoais”, disse, adicionando a defraudação “sem acto de arrependimento e na forma continuada e furtou uma viatura de marca [Toyota Land Cruiser] de cor branca pertencente ao comité provincial da Lunda Sul”.

O novo timoneiro da FNLA que deve levar o partido à conferência provincial de balanço e renovação de mandatos, afirmou que o seu antecessor apenas prejudicou, por isso a sua saída não atrapalha ninguém.

“Na verdade a saída do irmão Luciano não significou nada para o partido, pois é um alívio até, pois que durante a sua vigência só nos trouxe prejuízos em vez de crescimento”, justificou Cassoma.

Luciano dos Santos, ex-secretário provincial demissionário justificou a sua retirada da vida política, à falta de aces por parte de Lucas Ngonda para resolver os diferendos dentro da FNLA.

“Há situações que nós pensávamos de que teríamos sido mitigadas, e sobretudo resolvidas, mas hoje isso não acontece”, disse afirmando que “hoje na FNLA as alas falam-se entre si”.

Aquando do anunciou da sua demissão Luciano dos Santos disse haver agravamento das fricções entre as diferentes alas, desrespeito aos estatutos e do regulamento interno e o espancamento de quadros da hierarquia em Luanda e noutras províncias do país, sem qualquer intervenção séria dos órgãos de direcção.

Além da ala de Lucas Ngonda na província, a FNLA tem um secretário indicado por Ngola Cabango, que também vai ao congresso ordinário da reunificação dos “irmãos”.

O presidente da FNLA nomeou no mesmo despacho os secretários provinciais interinos do Bengo, Cuanza Norte, Cuanza Sul e Uíge.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments