Angola/Malanje: Sonangol anuncia construção de “novas instalações” de armazenamento de gás

O presidente da Comissão Executiva da Unidade de Negócios de Gás e Energias Renováveis da Sonangol, Manuel Barros, anunciou, esta quinta-feira, a construção de novas instalações de armazenamento de gás para Malanje.

Segundo o responsável, a unidade, cujo orçamento não revelou, será construída na localidade do Kinguila, cerca de 10 quilómetros da sede da província, e terá capacidade de armazenamento de 400 metros cúbicos de gás.

Manuel Barros fez esse anúncio durante o acto de assinatura dos autos de consignação do relançamento do processo de transporte de gás via ferroviária Luanda/Malanje, entre a Sonangol e os Caminhos de Ferro de Luanda (CFL).

Conforme o responsável, o projecto consta da segunda fase do protocolo firmado com os Caminhos de Ferro de Luanda, realçando que se trata de instalações modernas, cujas obras têm previsão de arranque para o segundo trimestre de 2022.

Com a entrada em funcionamento desta unidade, a Sonangol pretende aumentar o volume de distribuição de gás butano à população de Malanje e das regiões limítrofes, com transporte do líquido via ferroviária.

A fonte não revelou a capacidade de armazenamento das actuais instalações, mas disse ser inferior a da futura unidade.

Os autos de consignação do relançamento do processo de transporte de gás via ferroviária Luanda/Malanje foram assinados pelos presidentes da Comissão Executiva da Unidade de Negócios de Gás e Energias Renováveis da Sonangol, Manuel Barros, e do Conselho de Administração dos CFL, Júlio Joaquim.

O acordo visa a transportação de gás butano a granel de comboio de Luanda à Malanje, com maior segurança e redução dos custos operacionais e riscos, com uma frequência semanal de 200 toneladas.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments