Angola: Ministério das Finanças (Minfin) manifesta “consternação pela morte” do ex-ministro

A direcção do Ministério das Finanças (Minfin) manifestou, neste domingo, sentimento de pesar, pela morte do ex-ministro do sector, Eduardo Leopoldo Severim de Morais, ocorrido, sexta-feira, 9, em Lisboa, Portugal, vítima de doença.

Em mensagem de condolências, a direcção do Minfin refere que, Severim de Morais foi  um alto-quadro da administração do Estado angolano tendo desempenhado com máximo brio, competência e dedicação inolvidáveis várias funções.

Destas funções exercidas pelo então economista,  licenciado em economia pela Universidade do Oriente em Santiago de Cuba, destaca-se a de vice-ministro das Finanças de 1996 a 1997, vice-ministro do Planeamento de 1997 a 2002, vice-ministro das Finanças de 2002 a 2008 e  ministro das Finanças de 2008 a 2010.

Severim de Morais foi ainda, membro do Secretariado do Programa de Saneamento Económico e Financeiro (SEF), vice-ministro do Trabalho para a área Económica (1990-1992), vice-ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (1992-2994), vice-ministro do Planeamento e Coordenação Económica (1994-1997).

Nas vestes de Ministro das Finanças, Severim de Morais enfrentou a crise de 2008 e negociou com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o primeiro programa de assistência e recuperação económica ao País, o Stand-by Arrangment, para fazer face aos choques da queda do preço do petróleo e à “crise do subprime” instalada no sistema financeiro internacional.

No plano pessoal, Severim de Morais foi gestor empresarial e bancário, para além do seu abnegado empenho no ensino e formação de quadros angolanos enquanto docente universitário na Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto, desde 1983.

O malogrado foi também professor convidado da Universidade Lusíada de Angola e do Instituto Superior Politécnico da Tundavala, no Lubango, na sua terra natal, onde residia.

“O seu abnegado e incontestado serviço à Pátria é certamente um traço e um legado que vai perdurar de forma indelével, especialmente para as gerações mais jovens de quadros deste ministério, ao qual serviu ao longo de vários anos e em diferentes funções” lê-se na nota de condolências, que apresenta à família e amigos os mais sentidos pêsames.

Severim de Morais deixa viúva, dois filhos e quatro netos.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments