Angola/Moçâmedes: João Lourenço recebe representantes da “sociedade civil”

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu sábado, em audiências separadas, representantes das autoridades tradicionais, entidades religiosas, jovens e empresários.

No quadro das audiências, os sobas da província do Namibe manifestaram-se preocupados com o estado de degradação das vias que ligam algumas comunas com a sede municipal, o que dificulta a livre circulação de pessoas e bens.

Em representação das autoridades tradicionais do Namibe, o soba Bernardo Mussondi, do município do Virei, adiantou que o mau estado das vias, também, tem sido um empecilho para as trocas comerciais.

No encontro com o Chefe de Estado angolano, o soba Bernardo Mussondi disse  à imprensa que foi, igualmente, abordado a problemática da seca.

Na ocasião, sublinhou, os representantes das autoridades tradicionais apresentaram um memorando com algumas sugestões para acudir às famílias que sofrem com os efeitos da seca.

Para reverter o quadro, o soba do município do Virei defende a construção de furos de água, distribuição de terras e sementes, para mitigar as necessidades da população.

Ainda sobre a seca, o vigário da igreja Católica, padre João Baptista, manifestou a disponibilidade de a igreja apoiar o Estado, ajudando às famílias mais desfavorecidas, através  das Cáritas, com a distribuição de alimentos.

“Abordamos, ainda, a questão da requalificação da cidade de Moçâmedes, pois notamos que existe um grande trabalho por parte do governo local, mas é preciso outros apoios, sobretudo nos projectos ligados a melhorias das estradas intermunicipais”, expressou.

Por seu turno, o presidente da Associação de Pescas do Namibe, Jorge Hilário, em representação dos pescadores da região, informou que apresentou ao Presidente João Lourenço as grandes preocupações que o sector enfrenta localmente, entre elas algumas relacionadas com a fraca fiscalização no alto mar e as insuficientes infra-estruturas em terra.

Já o secretário Executivo do Conselho Provincial da Juventude, Stênio da Savasuka, informou que no decorrer da audiência com o Estadista angolano foram abordadas questões relacionadas com a formação académica, técnica e profissional para os jovens, bem como a escassez de emprego e de habitação para a juventude.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments