O deputado da UNITA, igualmente Secretário Provincial em Luanda, Nelito Ekuikui, disse que por via do Tribunal Constitucional o MPLA fez vingar uma decisão com finalidade de abalar completamente a agenda da UNITA.
Segundo o deputado Ekuikui, a tentativa era de levar a UNITA a tomar posições radicais, e depois o partido do governo usar de justificação para sancioná-la e bani-la da próxima corrida eleitoral.
Mas, referiu, a UNITA que com certeza veio de longe, madura, coesa e bem organizada, acatou a decisão embora injusta do Tribunal Constitucional, encontrou uma saída com base nos seus estatutos.
Ganha a UNITA, ganham todos e todas Angolanos e Angolanas.
“Agradecemos profundamente a solidariedade vinda de todos os cantos desse país, todos e todas na diáspora, que abandonaram os seus afazeres para marchar em solidariedade a UNITA, Cidadãos de vários países que incansavelmente escreveram e ligaram, até daqueles que menos esperamos agradecemos”, conforme o dirigente.
O deputado Ekuikui, estendeu também os agradecimentos à sociedade civil, às ONGs, aos jornalistas, às igrejas e todos os movimentos sociais pela energia positiva transmitida, e, aos seus militantes pela serenidade e tranquilidade nesse percurso.
Aos mais velhos do Partido, Ekuikui saudou efusivamente, por indicarem o caminho e por fazerem da sabedoria que possuem a estrada para UNITA.
“Ao mais velho e Presidente Isaías Samakuva, muito obrigado, por ter lido os tempos, e em função da sua experiência, sabedoria e suas convicções, que têm lhe permitido gerir os impasses impostos pelos tempos e manter a UNITA unida e coesa”, considerou.
Ao destituído pelo TC, Presidente Adalberto Costa Júnior, o qual Nelito Ekuikui trata por um homem de paz e tranquilidade contagiante, deseja a que Deus continue o abençoando, tendo assegurado que o povo está com este.
“Causa justa sempre triunfará
Viva o XIII congresso da UNITA!”, finalizou.
Recorda-se que, a UNITA, esteve reunido esta quarta-feira, 20 de Outubro, em Luanda, conforme havia sido agendado para, nos termos dos instrumentos aprovados no décimo segundo Congresso fixar a data da realização do XIII Congresso do partido, tendo ficado agendado para até 04 de Dezembro.