Angola/Namibe: Comandante da polícia proíbe nova manifestação “Peixe Sim, Petróleo Não”

Custos elevados apontados como causa para impedir a manifestação

O comandante da Polícia Nacional (PN) no Namibe, comissário Alberto Sebastião Mendes “Limão”, disse que não vai autorizar uma manifestação programada para o próximo dia 27 sob o lema “Peixe Sim, Petróleo Não”.

Activistas programaram para esse dia uma segunda manifestação em menos de 30 dias para protestar contra planos do Governo de autorizar a exploração de petróleo nas águas da província.

A manifestação visa também mostrar solidariedade com as vendedeiras de peixe que querem voltar ao mercado recentemente destruído pelas autoridades nas proximidades da Baía do Namibe.

A primeira manifestação no final do mês passado decorreu sem incidentes e foi acompanhada por agentes da polícia que garantiram a ordem.

Mas o Comissário “Limão”, no encontro que manteve na quarta-feira, 10, com activistas cívicos, partidos políticos, deputados do círculo provincial e jornalistas disse que é desgastante suportar manifestações sucessivas.

“Eu queria alertar que cada vez que se realizam manifestações há custos não previstos para o Minint com a logística, meios e homens”, disse.

“Não posso permitir fazer gastos desnecessários todos os meses em manifestações de meia dúzia de pessoas que ganham bem e arrastam os coitadinhas que nada têm para comer nassuas casas”, acrescentou o comissário que fez notar ainda que a manifestação está programada para o dia anterior ao Dia da Polícia que se assinala a 28.

“Querem provocar a polícia?”, interrogou.

“Este mês não volto a assegurar nenhuma manifestação”, concluiu.

Entretanto, alguns activistas disseram que a manifestação vai realizar-se.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments