Nove cadáveres, com idades que variam entre dois e 45 anos, foram abandonados, há três meses, na morgue do Hospital Geral do Uíge (HGU), soube a ANGOP, este sábado, no local.
Maioritariamente recolhidos na via pública pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), três cadáveres foram abandonados no mês de Julho e outros seis nos meses de Setembro e Outubro.
Segundo o responsável da morgue do HGU, Garcia Nunes, do total de cadáveres abandonados, oito são do sexo masculino e um do sexo feminino.
“Afirmou que a morgue do HGU regista, mensalmente, o abandono de dois a três cadáveres recolhidos na via pública e abandonados pelos seus familiares”.
Em função da situação, “disse estar em curso contactos com a Administração Municipal do Uíge para o enterro desses cadáveres, sendo que a morgue dessa unidade sanitária possui apenas 26 gavetas”.
Por sua vez, o porta-voz do SIC, Zacarias Fernando, informou que, nas últimas duas semanas, foram recolhidos seis cadáveres, incluindo dois menores de idade.
Explicou que muitos são encontrados carbonizados, sem a possibilidade de serem identificados, e outros torturados e mortos em zonas isoladas.