Angola: Funcionários do Banco de Poupança e Crédito (BPC) detidos por “corrupção” no Lubango

Um técnico e uma tesoureira do Banco de Poupança e Crédito (BPC) foram detidos por corrupção, na tarde desta sexta-feira, no Lubango, província da Huíla, em flagrante delito, quando tentavam extorquir um cliente.

A detenção ocorreu após denúncia chegada à Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) pelo cidadão visado, afirmando que inicialmente teriam alegado que estavam sem sistema, mas que podiam resolver caso o cliente lhes desse um valor.

No momento, inspectores da IGAE acompanhados de agentes Polícia Nacional e do SIC, deslocaram-se à agência, onde flagraram o funcionário de 27 anos de idade, a receber 16 mil e 500 Kwanzas, supostamente em conluio com a tesoureira do balcão, que movimentou indevidamente 596 mil Kwanzas a favor do referido cliente.

Em declarações à ANGOP hoje, sábado, uma fonte do IGAE que prestou a informação, disse estarem envolvidos igualmente no acto mais dois bancários já identificados, que apercebendo-se da presença dos inspectores colocaram-se em fuga.

“O acto ocorria porque os funcionários criavam barreiras, alegando não ter sistema no Banco, o que dificultaria o levantamento dos utentes pela via do balcão e aproveitavam-se das engenharias criadas, o que constitui crime de corrupção”, continuou.

A fonte informou que questionada a gerente do balcão e o sub-gerente, esclareceram ser um acto ilegal para a instituição, reprovando a prática dos colegas.

No local, em função da competência material, ambos foram entregue aos técnicos do Serviço de Investigação Criminal (SIC), a fim de serem presentes ao Ministério Público (MP), para legalização da detenção e assim providenciar a medida de coacção pessoal a ser aplicada.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments