Angola: Números “alarmantes” de novos casos de HIV/SIDA em Malanje

O ano de 2021 em Malanje termina com números alarmantes de aumento de casos de HIV/SIDA. Cerca de seis mil novos casos antes do fim de 2021.

A coordenadora do referido programa provincial de luta contra a SIDA, Maira Futa diz que foram registados de Janeiro a Junho mais de 860 novos casos da pandemia.

“Os números tendem a aumentar, neste momento na província nós já estamos com 5.772 pacientes. Só de Janeiro até Junho nós tivemos 886 novos, é muito só no semestre, no ano passado nós tivemos 717 pacientes novos”, referiu Futa.

“A província não tem problemas de antirretroviral, há quantidade suficientes inteira”, garantiu.

Cinquenta crianças nascidas de mães seropositivas inscritas no programa “Nascer Livre para Brilhar” foram confirmadas este ano, Maria Futa, preocupada com o número de parturientes que ainda não adoptaram o mesmo.

“Em 2019 nasceram 57 crianças, destas 39 tiveram resultados negativos, agora, aquelas crianças que nasceram em 2020 são diagnosticadas neste momento, e em 2020 nasceram 140 crianças e destas 50 crianças têm o resultado negativo, infelizmente tivemos 3 crianças positivas por negligência das mães”, afirmou.

Mais de 200 crianças de mães infectadas com o HIV nasceram livres da doença em Malanje nos últimos três anos.

 

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments