Angola: “O Bloco Democrático (BD) está mais forte”, diz o político angolano Justino Pinto de Andrade

Quase onze anos depois da sua fundação, o Bloco Democrático (BD) está mais forte, uma vez estar enraizado em todo território nacional, com possibilidades de chegar ao poder, afirmou hoje, no Cuito, província do Bié, o presidente cessante deste partido, Justino Pinto de Andrade.

“Deixo o Bloco Democrático mais forte, com maior ou menor dificuldade. Por isso, tem tudo para que seja poder, nas próximas eleições”, realçou o político em entrevista exclusiva à ANGOP.

Justino Pinto de Andrade, que renunciou em 2020 ao cargo de presidente do BD, por considerar já ter “cumprido o seu papel na política”, disse ser necessário erguer-se uma sociedade integradora, onde se aceita a pluralidade democrática, de modo que os cidadãos com perspectiva positiva tenham o seu espaço.

Quanto à juventude, o também deputado à Assembleia Nacional referiu que esta camada deve ser vista na sua pluralidade, em que a maior atenção deve ser dada aos desempregados, sem habitação e estudo.

Apelou igualmente ao Estado a aumentar mais recurso na educação, para se inverter o actual quadro, que considera lastimável, assim como solicitou mais apoio aos camponeses, para que esses deixem de praticar apenas uma agricultura de subsistência.

Sobre a IV Convenção Nacional do Bloco Democrático, a realizar-se de 28 a 30 do correntes mês, em Luanda, Justino Pinto de Andrade disse estar-se numa grande dinâmica, em que os principais concorrentes estão a andar um pouco por todo país à caça de votos, mas sempre na base da harmonia, ou seja sem necessidade de fazer recurso a ofensas.

A convenção vai discutir vários assuntos, com destaque para o programa do BD e a revisão dos estatutos e programa eleitoral, além da eleição de um novo corpo directivo.

Até ao momento foram manifestadas quatro intenções de candidatos aos principais cargos de direcção desta formação política. Para presidente do BD manifestaram o seu interesse Américo Valentim de Jesus Vaz e Filomeno Vieira Lopes, para vice-presidente, João Alfredo Baruba, e para secretário-geral, Adão Ramos e Muata Sebastião.

O presidente cessante efectuou uma visita de dois dias ao Cuito, tendo visitado o hospital Walter Strangway, assim como manteve um encontro com os militantes do partido.

O Bloco Democrático (BD) está registado no Tribunal Constitucional desde 20 de Outubro de 2010 e, nesta altura, faz parte do conjunto de forças políticas que integram a CASA -CE.

As suas linhas programáticas estão baseadas na defesa da democracia e da justiça social, sendo seu objectivo principal “fazer de Angola uma potência económica de dimensão Atlântica para enriquecer os angolanos”.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments