Angola: “O nosso apelo vai no sentido de terem calma”, Diz Lukamba Gato

Durante a guerra-fria, americanos e Sul africanos apoiaram a UNITA porque havia uma perfeita convergência de interesses das partes envolvidas naquele conflito geoestratégico.

O apoio de que a UNITA beneficiou do Ocidente foi colossal mas o velho Jonas manteve sempre a autonomia e a soberania da UNITA. Ninguém, nem americano nem Sul africano interferiam nos assuntos internos da UNITA, muito menos ditar as suas políticas.

Em 1986, se a memória não me atraiçoa, uma delegação de alto nível do governo da Africa do Sul dirigida pelo próprio Pieter Botha, Presidente da República esteve na Jamba em visita de trabalho de 2 dias a convite do mais velho Jonas Savimbi.

Aconteceu que a delegação fez-se transportar por 3 helicópteros dois dos quais carregados de meios logisticos para acomodação, restauração e outros, mesmo conscientes de que eles estavam na Jamba a convite do Presidente Savimbi.

Quando a notícia sobre os meios logísticos chegou ao mais velho, imediatamente enviou aos Sul africanos a seguinte mensagem: “Sejam bem-vindos à Jamba mas se a pesar do meu convte, ainda assim fizeram questão de trazer até água, podem instalar-se onde quiserem, porque trouxeram também tendas, fiquem o tempo disponível mas ficam canceladas as conversações oficiais agendadas”– fim de citação.

Fui encarregado de ir até ao BI para transmitir essa msg atravez do ministro dos Negócios Estrangeiros, Pick Botha.

Em consequência os visitantes reuniram de emergência e devolveram à procedência a logística que traziam.

Conto essa história para dizer que num momento em está claramente sob ataque, um partido rodado e temperado ao longo dos 55 anos de pelejas de vária ordem, encontrará com certeza e total autonomia, as melhores soluções para os seus problemas.

Os militantes, simpatizantes, amigos e população angolana em geral, o nosso apelo vai uma vez mais no sentido de terem calma, serenidade e confiança na experiente Direcção da UNITA.

Na crise maior em 2002 a UNITA encontrou solução. Hoje e aqui não há crise…

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments