Angola: “Pedido de desculpas públicas contribui para sarar dor das vítimas” – Luisa Damião

A vice-presidente do MPLA, Luisa Damião, considerou hoje, quinta-feira, na província do Uíge, o pedido de desculpas públicas do Presidente da República como uma oportunidade, que surgiu em boa hora, para sarar as feridas e a dor das famílias vítimas dos conflitos armados.

Luisa Damião falava na abertura do IV Encontro de Recepção de Opiniões da Sociedade Angolana, denominada “ Termómetro”, que abordou o tema “ A dimensão do perdão na consolidação de uma Angola de paz, reconciliação e desenvolvimento”.

Na sua intervenção, afirmou ser impossível haver desenvolvimento com cidadãos angustiados e com traumas, devido as consequências dos conflitos ocorridos no período entre 1975 e 2002.

Após a existência de um conflito violento com consequências sociais desastrosas, considerou importante a promoção da reconciliação e consolidação da paz, visando prevenir o ressurgimento de outros conflitos.

“A história não se apaga e quando parecia adiado um posicionamento sobre as mortes e os excessos em torno do 27 de Maio, o Presidente da República emerge com coragem e humildade, pedindo desculpas públicas e perdão”, explicou.

Referiu ainda que o MPLA vai continuar a promover iniciativas que visam consolidar a paz e a reconciliação dos angolanos, de Cabinda ao Cunene.

Por outro lado, considerou a revisão pontual da Constituição da República como sendo mais uma vitória da democracia nacional.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments