Angola: Privatização da “Sonangol e TAAG” depende de saneamento

A privatização parcial da empresa Sonangol, TAAG e da Endiama será feita mais tarde, após processo de saneamento financeiro e de reestruturação, informou hoje o ministro de Estado para Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior.

O governante, que apresentava o Programa de Privatizações (Propriv) como oportunidades de negócio aos empresários espanhóis, no Fórum de Negócios Angola- Espanha, apontou a alienação de 39 activos e participações do Estado, de um conjunto de 195, distribuídos pelo país e no estrangeiro.

No quadro dos resultados obtidos, o ministro de Estado para a Cooperação Económica disse que o processo vai continuar com rigor e transparência, baseando-se nas práticas internacionais.

Para 2021, vão a privatização o banco BCI, detido maioritariamente pelo Estado, as participações nos bancos BAI, Caixa Geral Angola, na seguradora Ensa, no ramo das telecomunicações, hotelaria e turismo e prestação de serviços.

A privatização dos activos e participações do Estado iniciou em 2019, e já foram vendidos empreendimentos nos sectores da Agricultura, como as grandes fazendas agro-pecuárias, fábricas instaladas na Zona Económica Especial Luanda-Bengo, activos imobiliários da Sonangol, participações nas cervejeiras Cuca, Ngola e Eka, entre outros empreendimentos.

O Forum de Negócios Angola-Espanha foi realizado no quadro da estadia do chefe do Governo o Reino da Espanha, Pedro Sánchez Pérez Castejón, que veio acompanhado com uma comitiva de empresários para se inteirar das oportunidades de investimentos no país.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments