Angola: Procuradoria Geral da República (PGR) recupera mais de “Kz 400 milhões” no Moxico

A Procuradoria Geral da República (PGR), no Moxico, recuperou 404 milhões de kwanzas, no âmbito do combate à corrupção em curso no país, anunciou, sábado, no Luena, o procurador da República titular, Adão do Nascimento.

O magistrado do Ministério Público, que falava durante um workshop sob tema “O papel da PGR no combate a corrupção na província do Moxico”, promovido pela Asssociação Cívica Laulenu, disse que a referida quantia foi recuperada nos últimos 10 meses.

Afirmou os valores foram devolvidas de forma voluntária por indivíduos implicados em crimes de corrupção e peculato na região.

Ao debruçar-se acerca dos casos que envolvem ex-gestores públicos em crimes de peculato, reafirmou que a maioria dos processos já foi remetida ao tribunal, aguardando julgamento.

Entre os processos em juízo, citou o caso da “vala de sacassanje”, que tem como figura central o ex-administrador municipal do Moxico, Valdemar Salomão, bem como o que envolve o ex-director do Hospital Geral local, Manuel Macano.

Revelou que aguardam julgamento os arguidos arrolados no processo “caso Camanongue”, envolvendo António Manuel Gouveia, ex-director do gabinete do antigo governador provincial do Moxico, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, e o então administrador municipal, Zaqueu Isaac. O outro processo é do ex-administrador do Alto Zambeze, Alexandre Bumba.

De acordo com a fonte, muitos dos arguidos aguardam julgamento em liberdade.

Disse que o reduzido número de procuradores na província (12), e as poucas condições técnicas tem dificultado as acções da PGR  no combate à corrupção, dada a complexidade dos crimes económicos, pedindo a participação dos cidadãos através de denúncias.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments