Angola: Refriango negoceia “contrato de gestão” de empresa de bebidas de Isabel dos Santos

A empresa de bebidas angolana Refriango prepara-se para assinar um contrato de gestão com a Sodiba, fábrica que produz a cerveja Luandina, e que pertence à empresária Isabel dos Santos, disseram à Lusa fontes ligadas ao processo.

O contrato de gestão garante todos os postos de trabalho e prevê que a atual produção da Sodiba se mantenha.

Fonte oficial da Sodiba confirmou que “há um processo negocial em curso”, cuja complexidade por envolver várias entidades, pode implicar ainda alguma demora.

“O objetivo é preservar os postos de trabalho, que a fábrica não se torne insolvente e que as marcas da Sodiba [a marca própria Luandina e a portuguesa Sagres, sob licença da Heineken, que controla a Sociedade Central de Cervejas] tenham condições para continuar”, acrescentou.

A fábrica da Sodiba no Bom Jesus emprega 290 trabalhadores.

A Sodiba foi uma das empresas da filha do ex-presidente angolano, José Eduardo dos Santos, arrestadas em dezembro de 2019, por determinação do Tribunal Provincial de Luanda.

Na altura, além da cervejeira, foi decretado o arresto preventivo de contas bancárias pessoais de Isabel dos Santos, do marido, o congolês Sindika Dokolo, e do português Mário da Silva, além de nove empresas nas quais a empresária detém participações sociais.

A Sodiba — Sociedade de Distribuição de Bebidas de Angola foi constituída em outubro de 2013 e iniciou a construção da sua fábrica, no Bom Jesus, em 2014.

A Refriango é uma empresa especializada na produção e distribuição de refrigerantes, sumos, águas, bebidas energéticas e bebidas alcoólicas, detentora de um portfólio de mais de uma dezena marcas.

A empresa detém uma das maiores unidades industriais do continente africano, com 42 hectares, 28 linhas de enchimento e uma capacidade de produção de mais de 2.300 milhões de litros por ano, criando mais de 2.000 empregos diretos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments