Angola: Se Trump que deu tanto emprego perdeu as eleições, então João Lourenço tem tudo para perder as eleições de 2022

0
390

A COVID-19 foi a pior pedra no sapato que acabou com a governação de Donald Trump, por ter imputado uma contracção da economia que terá ultrapassado à qualquer contração do passado, ao longo dos 73 anos. O declínio da economia americana foi três vezes superior com relação ao recorde anterior de 10% que terá ocorrido em 1958.

A crise imputada pela covid – 19 transformou a credibilidade de Donald Trump num descrédito total, levando – o a uma derrota descomunal, porém, acresceu – se às violações sequenciais dos direitos humanos nos quais se englobam a morte de George Floyd que terá elevado a voz da revolução em toda extensão geográfica dos EUA, esse e tantos outros cenários conduziram ao descalabro total a governação de Donald Trump até a derrota final.

Apesar da derrota eleitoral, Donald Trump não se assemelha à JLO que apenas sabe fazer discursos enganosos visando expor mensagens propagandistas que nada a ver têm com a real situação do País. JLO ao longo dos três anos de governação não terá realizado nada, para além de afundar totalmente a economia angolana, agravar por completo toda a situação económica do País.

Lourenço desgraçou por completo Angola, deixando o País numa catástrofe absoluta, o que se vê aos nossos dias, é apenas o pranto e o sofrimento atados à vida de todo o angolano, enquanto isso, JLO faz investimentos desnecessários, projectos que custam apenas milhões de dólares feitos para roubalheira do dinheiro que era de todos e enriquecer a sua cúpula de forma bastante ilícita.

Os três anos de governo de JLO resumem – se em total desgraça. O que esperar de JLO que em vez de dar emprego apenas deu tanta raiva à Nação angolana?! Acredita – se na pior derrota eleitoral do MPLA de todos os tempos, nem com milagre JLO irá ganhar as eleições em 2022, pode até recorrer a todas as formas de fraude eleitoral, porém, desta vez, o MPLA verá o pão que o diabo amassou e terá a pior derrota eleitoral desde que o MPLA assumiu o comando do País em 1975.

JLO é o pior Presidente da história de Angola, faz dos seus discursos enganosos como forma de ludibriar o povo angolano, enquanto isso, continua sem nenhuma solução aos diversos problemas que o País vive, JLO é incapaz de governar por não ter solução de nenhum problema que assola a Nação angolana, desde que JLO se tornou Presidente de Angola aos nossos dias, jamais teve a primazia de tornar prático uma única solução aos diversos problemas que assolam a sociedade angolana, em suma, JLO dá pedra ao povo angolano, em vez de dar pão.

Donald Trump, embora tenha feito tanto pela economia americana perdeu as eleições, que dizer de JLO que não fez absolutamente nada para o bem do País, é mister afirmar que, JLO não terá absolutamente nada, desde o ponto de vista de credibilidade eleitoral, foi o pior Presidente da história de Angola, em apenas três anos de governo fez aquilo que JES realizou ao longo dos 38 anos do seu governo.

Ao longo dos seus 38 anos de poder JES não realizou tanta barbárie em tão pouco tempo quanto JLO. JLO está no poder apenas três anos, mas já fez aquilo que o seu antecessor fez em 38 anos. JES deparou – se o caso dos 15 + 2 colocados sob cárcere de maneira profundamente injusta, a morte de Cassule e Kamulingue, a morte de Mfulupinga N”lando Victor, a prisão de Rafael Marques, etc, porém, isso terá realizado no topo de sua jornada política.

JLO está apenas três anos de governação já assassinou três manifestantes, fez desaparecer fisicamente mais de trezentos manifestantes, prendeu mais de cem manifestantes e criou uma lei para punir que o vier criticar, JES não punia ninguém que o criticasse nas redes sociais, Dos Santos foi barbaramente criticado em redes sociais, mas não ouvimos ter – se pronunciado na criação de uma lei que viole completamente direitos constitucionais de liberdade de expressão, a criação do artigo 333 visa simplesmente impor uma ditadura sobre o povo angolano retirando desde então a liberdade de expressão que hoje o povo usufrui. A morte de Inocêncio, de Marcelina e da Mãe África é prova de como JLO se perdeu completamente na caminhada, sendo incapaz de impor uma governação baseada no cumprimento do ordenamento jurídico constitucional que consagra o direito à vida como um facto inviolável.

Em 38 anos de governação de JES não ouvimos tanta barbárie praticada pela polícia nacional quanto se ouve aos nossos dias, a morte do médico, Silvio Dala é um dos fenómenos que levará JLO a entrar na história, por ser o primeiro Presidente do mundo que terá assassinado um médico por esse não ter usado uma máscara facial que custa menos de trezentos kwanzas, no entanto, JLO preferiu dar aplauso ao “show” dos kuduristas que compadecer – se com a dor do prato dos familiares do Dr. Silvio Dala.

Em 38 anos de governação de JES não vimos os angolanos a sofrerem tanto quanto sofrem hoje, excepto o tempo de guerra, porém, desde que a paz se tornou um facto, nenhum angolano tenha passado tão mal quanto hoje ao ponto de fazer do lixo no único restaurante para a sua subsistência. O que JLO faz do povo angolano é daquelas coisas que somente acontece na Somália e nos países demasiados pobres. Os angolanos confundem – se com loucos porque ambos navegam o oceano do lixo em busca de um peixe para o almoço ou para o jantar. JLO em vez de melhorar as condições de vida do cidadão angolano, somente as agravou, aos nossos dias mais de 35% da sociedade angolana é pobre, nota – se o avanço progressivo da pobreza extrema no âmago da sociedade angolana.

Após Donald Trump ter chegado ao poder, por volta do mês de outubro do ano de 2017, ter – se – á registado um crescimento de postos de trabalho num valor de 261 mil postos de trabalho, desde essa altura, registou – se nos EUA a queda abrupta do índice de desemprego no País de 4,1%. O trabalho de Donald Trump permitiu ainda que em 2018, isso em maio, fossem criados 261 mil postos de trabalho, com isso, o índice de desemprego no país desceu para 4,1, tendo sido apontado como o melhor resultado para o país desde dezembro de 2000. Em maio de 2018, a taxa de desemprego caiu a 3,8%, foi o nível mais baixo da história do país desde o ano 2000. Em setembro de 2018, mês no qual foram criados 134 mil novos postos de trabalho, o índice de desemprego nacional continuou a cair e chegou a 3,7% no mês de setembro, esse foi o nível mais baixo de desemprego desde 1969, ou seja, o índice de desemprego mais baixo em quase 50 anos.

Em abril de 2019, o índice de desemprego caiu a 3,6%, novamente alcançando o menor nível desde dezembro de 1969, o relatório do Departamento de Trabalho divulgado no dia 3 de maio indicou que o país criou 263 mil postos de trabalho em abril, um patamar acima das previsões de analistas. A expectativa dos analistas era que apenas 217 mil novos postos de trabalho seriam criados. Porém, em março de 2020, com uma recessão económica a começar por causa do surto do coronavírus, o número de pessoas a requisitar subsídio de desemprego foi 3,3 milhões na semana de 15-21 de março, 5 vezes mais alto do que o recorde anterior, de perto de 600 mil. Na semana seguinte, esse número duplicou para 6,6 milhões, descendo na semana a seguir para 6,5 milhões na semana anterior a 4 de abril, e para 5,2 milhões na semana seguinte.

Os economistas admitem que, por causa desta pandemia e da crise económica, a taxa de desemprego  nos EUA possa atingir valores próximos dos 30%. Isto seria algo nunca visto na história dos EUA, sendo a anterior taxa de desemprego mais alta 24,9%, durante a Grande Depressão (fonte: https://glo.bo/33aaIvk ).

De lembrar que, embora Donald Trump tenha dado tantos postos de trabalhos aos norteamericanos perdeu de forma categórica nas eleições de 2020, a questão que não se cala é a seguinte: se Donald Trump mesmo tendo oferecido tanto posto de trabalho perdeu nas eleições de 2020, o que se pode esperar à JLO que em vez de dar postos de trabalho só soube dar mentiras e muita raiva ao povo angolano? De facto, não há como esperar uma vitória eleitoral de JLO em 2022. JLO está à beira de uma derrota estrondosa, não tendo como se redimir dessa derrota que se aproxima de maneira inevitável.

Até então JLO cometeu todo tipo de atrocidades em Angola, porém, não reconhece que não está em condições de continuar como Presidente da República e que, os angolanos, no seu contexto tacto, precisam de um novo líder que saiba dedicar todo seu esforço para o bem da vida do povo. JLO está a cada dia que se passa a adiar o sonho dos angolanos. A perda eleitoral que poderá ter sido perpetrada nas autarquias levou JLO a anular até então as eleições autárquicas. Edeltrudes Costa o seu braço direito terá desviado variadas somas de dólares para o exterior do País, porém, mereceu de JLO um perdão absoluto peso as relevantes acusações que em Edeltrudes Costa pesam.

JLO tem estado a dizer haver repatriamento de capitais, porém, até aos nossos dias, ninguém sabe quanto é que JLO terá recuperado com o famoso repatriamento de capitais, no final da caminhada teremos um País totalmente falido desde o ponto de vista económico mas que ninguém saberá dizer onde foi o dinheiro repatriado do exterior do País, nem onde foi o dinheiro recebido dos marimbondos.

Os 500 mil empregos prometidos por JLO à juventude angolana estão longe de ser um facto, em vez disso, JLO viciou – se a criar falsos relatórios sobre a criação de empregos, mas na verdade, JLO não terá criado posto nenhum de trabalho, os empregos dados por JLO desde que chegou ao poder não chegam 20 mil postos de trabalho.

Os seus relatórios e discursos de “estado da Nação” estão cheios de mensagens falsas, não há verdade quando a questão é postos de trabalho, expressa – se tanta falácia nos relatórios de JLO que deixa a desejar, como pode em menos de seis meses ter criado mais de 160 mil postos de trabalho?

Há tanta falácia fabricada por JLO que deixa a desejar, JLO não chegou de dar nem mesmo 20 mil postos de trabalho ao longo dos seus três anos de governação. Para efectivar a fraude eleitoral de 2022 JLO terá dado perto de 3 milhões de USD aos seus capangas para a compra de uma casa luxuosa para o Presidente do Tribunal Supremo, além de mais, JLO terá colocado o maior corrupto de Angola em questões eleitoral (juíz Manico) como responsável pela CNE.

No consulado de JLO há uma subida excessiva do preço da comida, coisa essa que não permita aos angolanos ter uma boa qualidade de vida.  Em suma a governação de JLO trouxe apenas tanta desgraça para o povo angolano que deixa a desejar.

 João Henrique Hungulo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here