Angola: Serviço de Investigação Criminal (SIC) “detém” no Aeroporto de Luanda cidadã por posse de droga escondida na peruca

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, na segunda-feira, no aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, uma cidadã de 41 anos, por posse de um quilograma de cocaina escondida na peruca.

A mulher que transportava a cocaina pura era proviniente do Aeroporto Internacional de Guarulhos, cidade de São Paulo (Brasil), com escala em Doha ( Qatar).

Em declarações hoje, quarta-feira, à ANGOP, o porta-voz do SIC, superintendente de Investigação criminal Manuel  Halaiwa, disse  que o produto,  estava escondido na região craniana,  distribuido em 60 capsulas, da mulher de nacionalidade angolana que exerce a actividade de cabelereira.

 ” A detenção ocorreu no momento do desembarque do voo Qr1490-da Companhia Aérea Qatar Airways, proveniente da Cidade de Guarulhos São Paulo/Brasil, fazendo escala por Doha com distino final em Luanda, quando esta pretendia passar de forma disfarçada das autoridades”, explicou.

Acrescentou que na sequência, o produto apreendido, retirado da peruca fixada a cabeça da mula, estava revestido em plástico fitacolado de cor preta.

Referiu que a investigação preliminar apurou que a mulher, na condição de mula, deslocou-se de Luanda para São Paulo/República Federativa do Brasil no passado dia 14 de Setembro, a fim de alegadamente submeter-se a uma consulta médica, tendo-se hospedado num hotel e regressou a Luanda  no dia da detenção, usando exactamente a mesma rota.

Sabe-se também que a droga em causa foi recebida de um mandante de nacionalidade Nigeriana, que  a propôs transportar e de quem  receberia a recompensa em Angola, por via de indivíduos, por ela desconhecidos.

Acrescentou que diante dos factos a implicada recebeu ordem  de detenção e será presente ao Ministério Público para responsabilização criminal.

Entretanto, segundo a fonte, o SIC deteve também na última sexta-feira um cidadão por posse  ilicita  de três lingotes de ouro, equivalentes a três quilogramas e 800 gramas de ouro bruto, no aeroporto de Luanda.

O homem foi detido quando se preparava para viajar para o Dubai, onde deveria comercial o produto ao preço de 150 mil dólares  americanos.

O cidadão angolano de 46 anos  com identidade não revelada é comerciante de ouro.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments