Cinco viaturas adquiridas com dinheiro público, que haviam sido desviadas por funcionários da Administração Municipal do Caimbambo, na província de Benguela, foram recuperadas na última terça-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal, soube hoje a Angop.
Trata-se de três vaturas Toyota modelo Hilux e um Prado, bem como uma Ford Ranger, cujos funcionários, após terminarem a comissão de serviço na administração local do Estado, recusaram-se a entregar, dando destino, até então, incerto.
De acordo com o porta-voz do SIC em Benguela, sub-inspector Victorino Kotingo, foram abertos os competentes processos-crimes e a recuperação dos meios foi fruto de um trabalho aturado.
Victorino Kotingo adiantou ainda que duas das referidas viaturas já haviam sido comercializadas no valor de um milhão e 850 cada.
Por outro lado, informou estarem em curso junto da PGR mais processos-crimes de peculato que envolvem algumas administrações municipais e antigos gestores.
“Entretanto, um dos condutores, que viu a sua suposta viatura Toyota Hilux apreendida e que pediu anonimato, confirmou à imprensa que adquiriu a mesma das mãos de um alto responsável da Administração Municipal de Caimbambo”.