Angola: SIC diz que crianças removidas do tanque de água em Cacuaco morreram de afogamento

O Serviço de Investigação Criminal tomou conhecimento de uma notícia posta a circular pelos órgãos de comunicação social e redes sociais, dando conta que 2 crianças teriam sido violadas sexualmente e estranguladas, antes de serem largadas numa escavação feita para um tanque de água.

Sobre assunto, o SIC esclarece através de uma nota que estas informações não correspondem com a realidade dos factos, pois as menores, de 8 e de 6 anos, foram removidas, neste Domingo, por volta das 10h00, em Cacuaco, por presumível diagnóstico de afogamento.

De acordo com as declarações prestadas pelo progenitor de uma das vítimas, refere, as menores, que por sinal são primas e vizinhas, foram dadas como desaparecidas na passada sexta-feira, 13 de Novembro de 2020, por volta das 10h00.

Desesperada, embora não dando a conhecer as autoridades, a família partiu para uma intensa campanha de procura durante a sexta-feira e sábado último, mas sem sucesso, conforme avança o documento assinado pelo Superintendente Prisional, Manuel Halaiwa, Director.

“Foram ainda colocadas informações nas redes sociais para a sua localização, situação que gerou aproveitamento de pessoas de má fé, que por via disso, queriam extorquir dinheiro à família para um falso resgate”, lê-se na nota de esclarecimento.

Neste sentido, o Serviço de Investigação Criminal, realça que na manhã de domingo dia 15, os corpos das menores emergiram da escavação do tanque de água, de onde foram imediatamente removidas.

Na sequência dos factos os corpos das menores foram submetidos à autópsia médico-legal, em que se concluiu que a causa de morte foi asfixia aguda devido a penetração de água nas vias respiratórias como consequência de afogamento na água, conforme dados da perícia médico-legal.

O documento do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Direcção Geral do SIC, salienta que, não obstante os dados ora obtidos, diligências prosseguem em coordenação com outras forças e as comissões de moradores local, para apuramento de mais elementos desta infeliz situação.

Todavia, o Serviço de Investigação Criminal endereça à família enlutada os mais sentidos de pesar e apela as demais famílias maior atenção no cuidado com as crianças e sempre que se notar o seu desaparecimento, comunicar imediatamente às autoridades policiais.

De recordar que, as informações que circularam nas redes sociais, davam conta que as mesmas crianças foram violadas sexualmente, tendo sido uma delas queimada, depois foram ambas colocadas no referido tanque de água.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments