Angola: Sociedade Nacional de Combustíveis (Sonangol) poupa “162 milhões de dólares” na importação de refinados

A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) poupou, no primeiro trimestre deste ano, 162 milhões de dólares norte-americanos ao registar, um decréscimo dos níveis de importação de refinados de gasóleo e gasolina.

No primeiro trimestre deste ano, a petrolífera nacional registou um decréscimo de 324 mil toneladas métricas (TM) de refinados, quantidade que aliviou, em certa medida, os fundos da petrolífera, em comparação com o quarto trimestre de 2021, em que os gastos atingiram os 625,8 milhões de dólares, com a importação de 858,7 mil toneladas métricas.

De acordo com o presidente do Conselho Executivo da Sonangol, Luís Manuel, “que apresentou, esta terça-feira, os resultados da petrolífera, num evento conjunto com o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, foram importados um total de 535,5 mil toneladas métricas no valor de 464,44 milhões de dólares norte-americanos”.

O decréscimo verificado, de acordo com Luís Manuel, está relacionado com a redução dos níveis de consumo de refinados ao comparar com o quarto trimestre de 2021, período em que se insere a quadra festiva.

Em termos de produtos exportados (refinados, incluído LGP- Gás Liquefeito de Petróleo), durante o primeiro trimestre registou-se um volume de 227 mil/TM, o que resultou num incremento de 10 mil/TM face  no quarto trimestre de 2021.

A receita bruta arrecadada com a venda dos produtos exportados cifrou-se em cerca de 164,13 milhões de dólares, e representou um aumento de 30 milhões de dólares, em comparação com a receita bruta obtida no período em comparação.

Volume das vendas

A Sonangol vendeu 41,08  milhões de barris  de petróleo ao mercado internacional,  tendo um aumento de  mil milhões de barris  face ao quarto trimestre de 2021.

Com volume exportado, foi arrecadado 4,22 mil milhões de dólares, com as vendas brutas, mais mil milhões de dólares face ao período anterior.

O volume médio diário de vendas durante o primeiro trimestre de 2022 foi de cerca de 456, 46 mil barris/dia .

O preço médio das vendas, no primeiro trimestre de 2022, atingiu a cifra de 103 dólares por barril mais 24 dólares por barril se comparado com o trimestre anterior.

Do volume total exportado, a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG) aparece com 25,7 milhões de barris e a Sonangol 15,2 barris.

O incremento do valor bruto das vendas deveu-se ao aumento do preço médio  do petróleo no mercado internacional.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments