Angola: Sonangol E.P. alienou “parcialmente participações” em oito concessões petrolíferas no país

A petrolífera estatal angolana, Sonangol, anunciou hoje a alienação parcial de participações em oito concessões petrolíferas no país, num concurso público limitado e sem referir o valor do negócio.

Em comunicado a que a Agência Lusa teve hoje acesso, a Sonangol refere que estiveram abertos a concurso público, para a alienação parcial dos seus interesses participativos, os Blocos 3/05, 4/05, 5/06, 15/06, 18, 23, 27 e 31.

De acordo com a Sonangol, para os locais em produção, foram selecionadas para o Bloco 3/05 a Afentra (20%); para o Bloco 15/06, a Namcor, Sequa e Petrolog (10%); para o Bloco 18, a Somoil e Sirius (8,5%) e para o Bloco 31 a Somoil e Sirius (10%).

Para os blocos em exploração, a petrolífera estatal angolana selecionou para o Bloco 23 a Namcor, Sequa e Petrolog (Operador 40%) e Afentra (40%) e para o Bloco 27 a Namcor, Sequa e Petrolog (35%) e Somoil e Sirius (25%).

Após avaliação das propostas recebidas, foram selecionadas as empresas que apresentaram valores que mais se aproximaram aos estabelecidos nas condições de venda definidas pela Sonangol.

“A alienação parcial de interesses participativos, nas referidas concessões petrolíferas, está inserida na estratégia da Sonangol de reposicionamento e sustentabilidade do seu portefólio de investimento”, sublinha a nota.

A Sonangol privatizou 13 ativos em 2021 que renderam 37 milhões de dólares (33 milhões de euros), anunciou, em fevereiro deste ano, o presidente da petrolífera angolana, adiantando que a empresa continua a preparar, sem pressa, a dispersão em bolsa de até 30% do seu capital.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments