Angola: Sonangol e petrolífera italiana ENI assinam “acordo de produção” de biocombustíveis

A petrolífera italiana ENI, a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG) e a Sonangol assinaram esta segunda-feira um acordo de cooperação para produção de biocombustíveis de forma a dinamizar o sector da transição energética.

O acordo, assinado no âmbito da Estratégia Nacional de Biocombustíveis, estabelece, dentre outros objectivos, metas e princípios  para produção  de biocombustíveis em Angola, alinhados  aos  compromissos assumidos internacionalmente, aquando da assinatura do Protocolo de Kyoto.

Na ocasião, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), Diamantino Azevedo, precisou  que com a assinatura do referido acordo, o sector abre portas para  desenvolvimento do mercado  de transição energética.

“O sector de petróleo e gás dá um importante passo rumo à descarbonização e transição energética em Angola”, afirma o governante, acrescentando que a assinatura do acordo servirá ainda para o estudo e implementação de iniciativas tendentes ao desenvolvimento do sector.

Considerou que  a transição energética deve ter em conta o desenvolvimento económico, social e energético de cada país, pelo que o MIREMPET  reafirma o  apoio de  iniciativas do género, de modo a tornar a  indústria petrolífera  do país, cada vez mais célere, e mais produtiva, tendo em conta a dinâmica que se impõe no domínio da  produção de energias renováveis.

Por sua vez, o director geral da ENI, Matteo Bacchini, “considerou importante o estabelecimento do acordo, não só porque Angola tem futuro e potencial, mas também porque  abre portas para o início de um novo  caminho no mercado da transição energética”.

Rubricaram o documento pela ANPG, Belarmino Chitangueleca, Sonangol, Sebastião Martins, e Matteo Bacchini pela ENI.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments