Angola: Sonangol lança “concurso público” para investimento na refinaria do Lobito

Durante a apresentação das regras do concurso, o director de Estratégia e Gestão de Portfólio da empresa, Hélder Nuno Lisboa,  anunciou que, entre  os requisitos para participação ao concurso, constam a capacidade financeira, técnica e um historial da empresa relativamente a investimentos em termos de projectos semelhantes.

Na sua intervenção, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, revelou que a Sonaref, projectada para produzir 200 mil barris por dia, terá capacidade para absorver oito mil postos de trabalho directos e indirectos na fase de construção e mais quatro mil na fase de produção, contribuindo deste modo para a redução da taxa de desemprego.

Explicou que o país importa 80 por cento do combustível e para inverter este cenário, o Executivo está a trabalhar no sentido da transformação do petróleo bruto, no quadro do plano de desenvolvimento nacional 2018/2022,   onde se integra a refinaria do Lobito.

Acrescentou ainda que a economia no sector da transformação através dos minerais, sem desprimor para o sector do comércio e prestação de serviços, tem neste projecto uma garantia de estabilidade das suas actividades, aumentando assim a produtividade e eficiência económica nacional.

“Concorrer para a construção desta refinaria é um desafio que valerá a pena o esforço, tendo em conta as possibilidades de sucesso”, assegurou o ministro.

Por sua vez, o governador Luís Nunes manifestou a sua satisfação afirmando que a realização deste projecto é um factor de capital importância que trás consigo, não só o aumento do volume de negócios para a província, mas essencialmente maior oportunidade de empregos, principalmente para a juventude.

Aproveitou a oportunidade para apelar ao futuro  vencedor do concurso, para  dar primazia a mão-de-obra local, já que permitirá a melhoria das condições de vida das populações.

“A nossa província possui um enorme potencial económico e tem valências que propiciam o desenvolvimento da indústria, do comércio e transportes, e por isso temos neste projecto mais um actor catalisador do progresso, não só na província, mas também na região”, frisou.

As actividades da refinaria do Lobito encontram-se paralisadas desde 2016. Até ao momento, além do estudo de viabilidade económica, foi feita a dragagem da baía do Lobito, preparação dos terraços, conduta da estrada de cargas pesadas e algumas infra-estruturas de apoio.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments