Angola: Tesouro Nacional coloca em leilão 100 milhões de dólares

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou hoje, no seu portal electrónico, ter transaccionado 100 milhões de dólares de uma colocação de igual valor do Tesouro Nacional, num leilão de divisas realizado na quinta-feira.
O montante foi licitado por dez bancos, a uma taxa de câmbio média de 648,565 kwanzas, numa sessão em que a taxa mínima oferecida foi de 644 kwanzas e a máxima de 654,740, de acordo com números avançados pelo banco central.
 
O volume de transacções de divisas do Tesouro Nacional, relativo à arrecadação de impostos petrolíferos e emissão de obrigações em moeda externa, é inferior ao da semana passada, quando essas operações se situaram em 105,376 milhões de dólares, de acordo com dados naquele período anunciados pelo secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis.
 
O Tesouro juntou-se a outros ofertantes de divisas ao mercado cambial, onde, além dos clientes, os bancos dispõem das ofertas do BNA e das empresas petrolíferas com operações em Angola.
O fluxo gerado por essa oferta levou o BNA a declarar, há uma semana, que o mercado dispõe de divisas suficientes para cobrir a procura inscrita nos mapas de necessidades dos bancos, instando-os a acelerar os prazos de execução das operações solicitadas pelos clientes.
 
De tal forma que, em Novembro, os intervenientes do mercado disponibilizaram, pela plataforma electrónica de negociação Bloomberg FXGO, cerca de 555,7 milhões de dólares, permitindo cobrir a procura declarada pelos operadores financeiros autorizados pelo BNA, situada em perto de 400 milhões.
 
Em resultado dessa evolução, a moeda nacional tem encontrado um novo patamar de equilíbrio, do que resultou uma valorização do kwanza de 2,36 por cento face ao dólar e de 0,61 por cento em relação ao euro.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments