Angola: Trabalhadores afectos a fábricas da Sonangol Investimentos Industriais “denunciam” ilegalidades

Os trabalhadores afectos às unidades fabris pertencentes a Sonangol Investimentos Industriais (SIIND), localizadas na Zona Económica Especial Luanda-Bengo (ZEE), acusam a empresa de praticar esquemas na indemnização dos trabalhadores, no processo da privatização daquelas unidades. Protesto contra “esquemas de indemnizações” marcado para sábado

Um novo protesto está marcado para este sábado, 10.

Entre as acusações, eles apontam o não pagamento dos retroativos desde 2017, a dedução do Imposto de Rendimento de Trabalho a cada trabalhador no acto das compensações e a falta de pagamento de inúmeras compensações.

Adão Correia, presidente da Comissão Sindical da empresa, diz que até ao momento a empresa “não concluiu o processo das compensações dos trabalhadores da segunda fase e tem estado a criar manobras com o objectivo de roubar os direitos adquiridos por lei dos trabalhadores”.

No caso da dedução do Imposto de Rendimento de Trabalho no acto das compensações, por exemplo, Correia afirma “que é ilegal porque o operário já pagou tais impostos ao longo do tempo que trabalhou, isto é uma fraude, é dupla tributação”.

O sindicalista diz que mais de 500 funcionários de diversas fábricas já privatizadas foram despedidos.

No próximo sábado, 10, os trabalhadores vão voltar a sair às ruas para protestar conta o que consideram de “injustiças”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments