Angola: Transportadora Aérea (TAAG) fora das “10 melhores companhias” de África

TAAG está fora do ‘top 10’ das melhores companhias africanas de 2021 do ranking da auditora britânica ‘Skytrax’, depois de constar da restrita lista em 2017, 2018 e 2019. Depois de vários anos entre as melhores do continente, companhia de bandeira desaparece da restrita lista.

No ranking anterior, a companhia de bandeira aparecia na sétima posição, acima da Mango, companhia estatal sul-africana de baixo custo, da companhia de bandeira do Egipto, Egyptaire, e da Air Austral que, apesar de francesa, faz ligações em África.

Contrariamente aos relatórios anteriores, o referente a 2021 considerou um período maior de pesquisa aos clientes. Realizou-se entre Setembro de 2019 e Julho de 2021.

“A maior parte de 2020 e 2021 foi um período catastrófico para o sector aéreo mundial, à medida que a demanda de passageiros caiu e países de todo o mundo foram afectados por bloqueios e severas restrições de viagem. A pesquisa com clientes da Skytrax funcionou por 23 meses, com os prémios 2021 representando uma mistura de tempos de viagens mais normais, combinados com algumas viagens durante a pandemia global. Avaliando as 20 principais companhias aéreas, houve alguns movimentos para cima e para baixo em relação aos resultados de 2019, embora um núcleo de companhias aéreas ainda domine essas posições mais altas”, explica a auditora.

A companhia etíope, Ethiopian Airlines, é a melhor companhia de África, seguindo-se a South African Airways e a Kenya Airways. Fazem ainda parte da lista das 10 melhores a Royal Air Maroc, Air Mauritius, Air Seychelles e a RwandAir, bem como a Fly Safair, a Egyptair e a Fastjet.

Por sua vez, a Qatar Airways posicionou-se como a melhor companhia do mundo, seguindo-se a Singapore Airlines, a ANA All Nippon Airways, Emirates, Japan Airlines e a Cathay Pacific Airways. Do ‘top 10’ das melhores do mundo conta ainda a EVA Air, a QantasAirways, a Hainan Airlines e a Air France.

NOTA NEGATIVA

POR FALTA DE AUDITORIA

A companhia angolana aparece com nota negativa no item ‘auditoria’ na lista anual das companhias aéreas mais seguras do mundo da AirlineRatings.com, que controla 385 companhias no mundo, avaliando factores como acidentes e registos de incidentes graves, a idade das aeronaves, bem como protocolos e inovação operacional relacionados com a covid-19.

Em dois dos quatro itens analisados, a TAAG não recebeu qualquer pontuação, no caso a ‘auditoria’ e a ‘compatibilidade à covid-19’.

No que diz respeito à auditoria, a instituição analisa a auditoria da IOSA, a auditoria do país da ICAO, as proibições da União Europeia e da Autoridade Federal de Aviação dos EUA. “Se a companhia aérea ou o seu país de origem passar em todas essas auditorias, será concedida uma estrela. Se houver alguma falha, a estrela é removida”, explica a instituição.

Outro ponto em que a TAAG não recebeu qualquer nota tem que ver com as condições criadas pelas companhias para se adaptarem aos riscos da covid-19. Entretanto, recebeu notas positivas pela ausência de acidentes graves relacionados com pilotos, bem como pela falta de fatalidades nos últimos dez anos, no item que analisa a morte de tripulantes e/ou passageiros a bordo da aeronave devido a um acidente.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments