Angola: UNITA arrecadou “75 milhões de kzs” de contribuição para realizar o Congresso Ordinário

O Comité Permanente da Comissão Política da UNITA, durante uma reunião esta terça-feira 21 de Dezembro realizada em Luanda, foi informado do número dos cidadãos que contribuíram para que o XIII Congresso Ordinário da UNITA tivesse lugar e fosse um êxito.

Durante o encontro que abordou diversas temática a UNITA avança que sobre a vida interna do Partido, o Comité Permanente da Comissão Política aprovou por aclamação, o Lema do Ano de 2022 como sendo o “Ano de Alternância do Poder para a Governação Inclusiva e Participativa”.

Na ocasião, “o Comité Permanente da Comissão Política congratula-se pelo facto de a Comissão Organizadora ter preparado e apresentado ao Tribunal Constitucional, dentro dos prazos legalmente estabelecidos, o dossier sobre os actos do XIII Congresso Ordinário, ocorrido nos dias 2, 3 e 4 de Dezembro de 2021, bem como a constituição dos órgãos de direcção do Partido”.

O maior partido da oposição angolana, fez saber do total de cidadãos que contribuíram, cerca de 816 cidadãos o fizeram por via dos depósitos e transferências bancárias, 54 cidadãos por entrega directa, e 11 cidadãos por contribuição em espécie, perfazendo no total um valor de 75.000.000,00 Kz (setenta e cinco milhões de kwanzas), aplicados nas despesas de deslocação e alojamentos dos delegados.

“O Comité Permanente da Comissão Política regozijou-se e agradeceu de forma positiva e muito especial todas contribuições, as quais revelaram o grande interesse da sociedade pelo destino da pátria angolana”, lê-se em nota enviada para a nossa redação.

Este Comité, foi ainda informado sobre os incidentes ocorridos em Benguela, no dia 11 de Dezembro de 2021, em que a Polícia Nacional, previamente informada, sobre a marcha da UNITA, em saudação ao seu XIII Congresso Ordinário e à eleição do Presidente Adalberto Costa Júnior, tentou contrariar o exercício de cidadania, exibindo um aparato policial desproporcional, havendo a lamentar a morte do seu militante Eugénio Pessela, em consequência do lançamento de granadas de gás lacrimogéneo.

Por outra, assegura igual que tomou conhecimento dos actos de puro vandalismo e intolerância política, ocorridos no bairro Hoji Ya Henda, em Benguela, no dia 15 de Dezembro passado, por cidadãos bem identificados do Partido no poder contra a UNITA, numa vã tentativa de criar um ambiente de criminalização dos dirigentes locais do Partido.

No entanto, o Comité Permanente da Comissão Política da UNITA, saúda calorosamente todas as famílias angolanas, desejando um Natal Feliz e Ano Novo de 2022 cheio de prosperidade, na esperança de que inspirados nas lições dos antepassados e no sofrimento de todos os dias, consigam, em conjunto, realizar a desejada alternância de poder.

Também, enaltece, de forma particular e especial, o heroísmo e bravura dos combatentes pela liberdade, que sob a bandeira da UNITA, encetaram, no dia 25 de Dezembro de 1966, o início da Luta Armada de Libertação de Angola, com o ataque a então Vila de Teixeira de Sousa, numa gesta patriótica que marcou a história política de Angola.

“O Comité Permanente da Comissão Política reitera a sua firme determinação de trabalhar por todos os meios para a manutenção da paz e reafirma a sua férrea vontade de dialogar com todas as instituições do Estado vocacionadas na realização do bem comum”, lê-se ainda.

Finalmente, exorta os órgãos de defesa e segurança do Estado a pautarem a sua postura no respeito estrito da Constituição da República e das Leis do País e a encararem o cidadão como parceiro na manutenção da paz, da ordem e da tranquilidade.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments