Angola: “UNITA prepara-se para ganhar as próximas Eleições Gerais” – Adalberto Costa Júnior

O líder da maior força política na oposição em Angola, Adalberto Costa Júnior, afirmou recentemente no canal “Pensar Claro” do facebook, estar convicto de que o seu partido está a preparar-se para ganhar as próximas eleições gerais no país.

O responsável da UNITA garantiu também, ao longo da sua intervenção, a realização da contagem paralela pelo seu partido, durante a contagem dos votos.

“Nós temos sempre a convicção de que vamos nos preparar para ganhar, e um cidadão democrata deve estar preparado para ganhar ou para não ganhar. Isto é uma realidade de um cidadão”.

“A UNITA tem um olhar atento às circunstâncias em que o país se encontra, e numa circunstância de pluralidade efectiva, de uma liberdade e de uma transparência não é possível ganhar as eleições com a manifestação dos resultados desta governação. Esta governação falhou”, justificou.

“E, os índices de pobreza, os índices de corrupção que atingem as instituições ao mais elevado nível, de falta de pluralidade, o modo como se controla a comunicação social pública. Todas estas circunstâncias não permitem oportunidades, balanços e realizações, competência; que permita a maioria do seu voto: é impossível, é impensável o que está a perguntar”, disse Adalberto Costa Júnior.

Em relação à inciativa dos jovens da sociedade civil da criação do centro de contagem paralela dos votos, o Presidente da UNITA considera positivo o facto, e como sendo o resultado da maturidade política dos jovens angolanos, bem como do povo em geral, e aplaude a iniciativa.

“Antes demais é o significado de que os jovens estão a ganhar consciência de que querem tomar parte do processo. É muito positivo. Devo dizer que, há duas grandes transformações hoje na sociedade, em relação ao ontem. E, são transformações que eu aplaudo. Mas nem toda gente aplaude. Há quem tenha medo delas. A primeira de toda é a maturidade que se tem aumentado por parte do cidadão, do angolano em geral”.

“O angolano em geral está mais informado, está mais consciente do seu desafio, no seu lugar. E, é bom que assim seja. Por outro lado, nós temos uma juventude que é maioritária ao nível do país”, realçou Adalberto Costa Júnior.

Para o Presidente da UNITA, “a juventude assumiu que é protagonista do processo político do seu país. Este é um ganho extraordinário. Pelo que, esta intenção que, eu também acompanhei, e organizarem um processo de contagem parelelo é extremamente positivo”, considerou.

O líder do maior partido na oposição em Angola aconselhou na oportunidade aos protagonistas da iniciativa do sistema de contagem paralela que, busquem ideias a quem já teve esta experiência, a exemplo do seu partido.

“Mas, deve ir beber a experiência de quem já o fez também; conversar com quem já o fez, e procurar informar-se de onde é que houve descontinuidade, onde é que houve dificuldades; onde é que eles podem melhorar o seu procedimento”.

“Mas estas iniciativas são extremamente positivas, e nós nesse aspecto podemos também ajudar um bocadinho a entender”, afirmou o responsável da UNITA. “Porque, nomeadamente a UNITA teve um sistema de contagem paralela nas últimas eleições, que seguramente a UNITA não vai deixar de o ter, vai aprimorar substantivamente, em função da experiência anterior. E, se todos interviermos, seguramente o espaço, diria, do uso da falta de transparência, será muito mais reduziada”, garantiu Adalberto Costa Júnior.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments