Angola: UNITA suspende os militantes “Pedro Katchiungo, José Eduardo e Altino Kapango” por violação dos estatutos

Comissão Política da UNITA publica nota na qual comunica a suspensão preventiva dos três membros do partido entre eles José Pedro Katchiungo, José Eduardo e Altino Kapango.

Na segunda-feira desta semana a comissão Política da UNITA suspendeu oito membros do partido que recorreram ao Tribunal Constitucional contra a realização do XIII Congresso em dezembro.

Entretanto, o diretor de campanha de Adalberto Costa Júnior, Liberty Chiaka, esclareceu que os militantes suspensos correm o risco de serem expulsos do partido, por violação dos estatutos.

Hoje num comunicado divulgado, sob a direcção do Presidente da UNITA, Isaías Samakuva, a Comissão Política, reuniu em sessão ordinária, em Luanda, aprovou as seguintes deliberações:

  • 1 – Considerar satisfatório o grau de execução das tarefas preparatórias do XIII Congresso da UNITA. Com efeito, o relatório recebido da Comissão Organizadora do Congresso concluiu que estavam reunidas todas as condições para que o XIII Congresso tenha lugar nos dias 2, 3 e 4 de Dezembro de 2021, tal como foi previsto na I Reunião Extraordinária da Comissão Politica, de 20 de Outubro passado e reafirmado, por voto secreto, na II Reunião Extraordinária do dia 29 de Novembro passado.
  • 2 – Aprovar as grandes linhas do relatório da Comissão Politica que, nos termos dos Estatutos, terá de ser apresentado no XIII Congresso Ordinário.
  • 3 – Depois de analisar e discutir várias informações apresentadas sobre a actuação de alguns membros da Comissão Política fora dos trâmites disciplinares do Partido, a Comissão Política decidiu, por votação secreta, com 150 votos a favor (85%), 20 votos contra (11%) e 6 abstenções (4%), suspender preventivamente, nos termos do número 1 do artigo 21º. dos Estatutos do Partido, os membros Estêvão José Pedro Katchiungo, José Eduardo e Altino Kapango.

Esgotada a agenda de trabalho, Sua Excelência o Presidente da UNITA, Sr. Isaías Henrique Ngola Samakuva, deu por terminada a reunião.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments