Áustria: Angola eleita para presidência rotativa da OPEP em 2021

Angola foi hoje eleita para a presidência rotativa da conferência de ministros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) em 2021, em substituição da Argélia.

A eleição aconteceu durante a 180.ª reunião da OPEP que decorre, por videoconferência, em Viena, Áustria, noticia a agência de notícias angolana, Angop.

Os dois países foram eleitos para os cargos em dezembro de 2019.

A presidência desta conferência de ministros é anual e por ordem alfabética, sendo que o vice-presidente assume a liderança no ano seguinte.

Angola já liderou a OPEP em 2009, dois anos depois de aderir à organização (2007), cujo presidente era na altura o ex-ministro dos Petróleos, Desidério Costa, que foi coadjuvado pelo ex-ministro de Minas e Energia do Equador, Galo Chiriboga, indicou a Angop.

Angola foi admitida como membro de pleno direito do grupo petrolífero durante a 143.ª conferência extraordinária da instituição, que decorreu em Abuja, Nigéria, em 14 de dezembro de 2006.

A OPEP existe desde 15 setembro de 1960 e integra a Argélia, Angola, Guiné Equatorial, Gabão, Irão, Iraque, Koweit, Líbia, Nigéria, República do Congo, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, Equador, Indonésia e Qatar.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments