Autoridade Monetária de Macau (AMCM) anuncia “acordo” com Banco Nacional de Angola (BNA) na área de supervisão financeira

A Autoridade Monetária de Macau (AMCM) anunciou hoje que firmou um acordo com o Banco Nacional de Angola na área da supervisão financeira.

O memorando de entendimento (MoU, na sigla inglesa), assinado com o banco central de Angola a 06 de julho à distância, define “o quadro de cooperação entre as duas partes” em matérias de colaboração de “supervisão financeira, troca de informações, gestão de crises, intercâmbio de pessoal, entre outras”, lê-se num comunicado da Autoridade Monetária de Macau (AMCM).

O objetivo, acrescenta-se na nota da instituição reguladora financeira de Macau, passa por “viabilizar a manutenção conjunta do funcionamento estável das instituições financeiras das duas jurisdições, no âmbito de um mecanismo de cooperação de supervisão financeira sólida”.

A Autoridade Monetária de Macau (AMCM) considera que este acordo vai contribuir para uma maior “articulação com os bancos centrais dos países de língua portuguesa” e promoção da “cooperação multilateral” sino-lusófona.

Nesse sentido, conclui-se no comunicado, esta será uma forma de solidificar “o papel de Macau na qualidade de plataforma de prestação de serviços financeiros entre a China e os países de língua portuguesa.”

À Lusa, a Autoridade Monetária de Macau (AMCM) disse que, “devido à pandemia”, o memorando de entendimento “não foi assinado presencialmente”, mas “enviado para a outra parte pelos serviços de correios e depois assinado”.

 

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments