spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Banco Central de Angola (BNA) dita novas regras para “transacções com instituições financeiras” no exterior do país

As Instituições Financeiras Bancárias devem subscrever o sistema de reporte de transacções da Swift FIN Inform, para garantir que os dados das operações internacionais de pagamentos e recebimentos executados sejam directamente comunicados ao Banco Nacional de Angola (BNA).

De acordo com o Instrutivo nr. 01/2023 do Banco Nacional de Angola (BNA), a que FMFWorld.Org teve acesso, justifica-se a necessidade de se regulamentar as regras e procedimentos para o reporte de informação estatística sobre transacções com o exterior pelos bancos.

Com este Instrutivo, o Banco Central quer também assegurar a qualidade do sistema de acompanhamento e tratamento das operações cambiais, bem como garantir a correcta definição e execução da política cambial.

“Os bancos passam a comunicar com o Banco Nacional de Angola (BNA) mediante cópias de mensagens MT103- Customer Payments and Cheques, MT202- Financial Ibstitution Transfers e MT700-Documentary Credits and Guarantees”.

Ainda com base no Instrutivo, as instituições financeiras bancárias passam a obedecer novas  regras de preenchimento na SWIFT- Sociedade para Telecomunicações Financeiras Intercancarias Mundiais.

Para adesão ao serviço FINInform, o Banco Nacional de Angola (BNA) garante não acarretar custo adicional para as instituições financeiras bancárias.

Com este Instrutivo, o Banco Nacional de Angola (BNA) revoga o anterior Nr. 11/2022, de 20 de Setembro,  bem como todas as disposições que contrariam o previsto no presente documento.

O Instrutivo entra em vigor 180 dias, depois da sua publicação.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Destaque

Artigos relacionados