Brasil: “Condenações de Lula da Silva na justiça anuladas”. Pode candidatar-se em 2022

1
197
A Justiça Federal no Paraná tinha condenado o ex-presidente do Brasil em 4 processos, no âmbito da operação Lava Jato. As condenações foram agora anuladas. Lula pode candidatar-se em 2022.

As condenações da Justiça Federal no Paraná a Lula da Silva em quatro processos relacionados com a mega-operação Lava Jato foram anuladas. A anulação das condenações, decidida por Edson Fachin — juiz do Supremo Tribunal Federal —, permite ao antigo presidente do Brasil recuperar os seus direitos políticos e a possibilidade de se candidatar a eleições presidenciais no país (como as de 2022).

A notícia é dada pela imprensa brasileira — por exemplo, pelo portal noticioso G1. Segundo a comunicação social daquele país, a anulação das condenações de Lula da Silva nos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e das doações ao Instituto Lula acontecem porque Fachin considerou que a Justiça Federal do Paraná não tinha competência legal para julgar os processos. Por outras palavras: não era o “juiz natural” dos casos, de acordo com a decisão agora tomada.

Em atualização

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here