Brasil: Jair Bolsonaro diz que houve fraude nas eleições americanas

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse neste domingo, 29, sem apresentar evidências, que provavelmente houve fraude nas eleições norte-americanas, mas acrescentou não saber se as irregularidades foram suficientes para garantir a vitória do democrata Joe Biden.

A Reuters escreve que Bolsonaro mais uma vez evitou reconhecer a projetada vitória de Biden e a derrota de seu aliado, o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Houve indícios de fraude“, disse ele numa tumultuada entrevista de meia hora na porta da escola onde votou. “Eu tenho minhas fontes e elas dizem que teve muita fraude lá, e se foi suficiente para mudar o resultado eu não sei”, acrescentou.

Desde o dia da votação, em 3 de novembro, Trump tem afirmado, sem apresentar evidências, que houve fraude nas eleições.

Segunda volta das “Municipais”

Ao ser questionado se finalmente iria reconhecer a vitória de Biden, Bolsonaro afirmou que “iria esperar um pouquinho“ por conta das alegadas fraudes.

Bolsonaro fez as declarações depois de votar numa escola municipal, na periferia do Rio de Janeiro, para a segunda volta das eleições municipais.

Nelas, eleitores de 57 cidades, entre elas 18 capitais de Estados, escolhem os prefeitos (presidentes de câmaras municipais), que assumirão os postos no início de 2021.

Esta votação acontece numa altura em que aumenta o número de casos de Covid-19, o que, segundo notícias, pode levar, mais uma vez, a uma abstenção significativa, como ocorreu na primeira volta, há duas semanas.

No sábado, o país registou 51.922 novos casos de coronavírus, passando o total de infecções confirmadas para 6.290.272.

O Ministério da Saúde disse que foram registados, no mesmo dias, 587 novos óbitos da Covid-19, o que eleva o de mortes para 172.561

Em termos globais, o Brasil é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus, atrás apenas dos EUA; e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments