Brasil: Procurador no Cunene “vítima de marginais” na capital angolana

Um procurador da República, destacado na província do Cunene, foi assaltado por marginais em plena via pública, em Luanda, sob ameaça de uma arma de fogo. O SIC apresentou ontem supostos malfeitores que roubaram os bens do magistrado judicial, entre os quais, uma arma de fogo do tipo Jericho e um exemplar do novo Código Penal

O magistrado do Ministério Público, de 45 anos de idade, foi abordado por volta das 23h:55, do dia 11 de Junho, na rua 11 do Cassenda, por dois cidadãos nacionais com as idades de 25 e 26 anos, respectivamente. Os dois jovens se apropriaram ainda do computador portátil, fio e anel de ouro bem como dos cartões de crédito da vítima.

Fernando de Carvalho, porta-voz do SIC em Luanda, disse que os detidos confessaram a prática de diversos crimes em que estiveram envolvidos, na via pública, em companhia de quatro amigos, identificados apenas por Papa Kidi, Fieta, Badi e Dubia, que se encontram em fuga.

Todos eles já tiveram passagem pela Polícia e estiveram detidos por quatro vezes, sendo duas vezes na Comarca de Viana, por períodos de seis meses e um ano respectivamente, um mês na Esquadra do Bairro Catintom, e três meses no Comando Municipal do Kilamba Kiaxi. Os agentes do SIC apreenderam diversas armas de fogo das mãos dos marginais.

21 marginais detidos

Os dois jovens fazem parte de um total de 21 indivíduos que foram apresentados ontem, na capital do país, como autores de diversos assaltos à mão armada realizados em residências e na via pública que foram capturados no mês passado, no âmbito do combate à criminalidade violenta.

O porta-voz disse que durante as várias operações que realizaram no mês passado foi possível esclarecer 19 crimes diversos e o desmantelamento parcial de duas redes, a que pertenciam os 21 indivíduos.

Fernando de Carvalho sublinhou, como exemplos dos delitos cometidos por seis dos marginais detidos, o homicídio por disparo de arma de fogo ocorrido no dia 16 de Dezembro último, no bairro Terra Vermelha, na Maianga, em que foi vítima a cidadã Domingas Andrade Gomes, de 45 anos.

A senhora foi surpreendida em sua casa pelos supostos marginais que pretendiam roubar os seus bens materiais. Ao aperceber-se do movimento dos malfeitores no interior da sua propriedade, ela saiu ao quintal e foi recebida com um tiro na região do abdómem, que provocou a sua morte imediata.

“O móbil do crime foi o roubo de uma motorizada de marca Linken, comercializada a posterior no mercado do quilómetro 30 ao preço de 150 mil kwanzas a um cidadão [que se encontra] em fuga”, frisou.

Em posse dos marginais, com idades compreendidas entre os 19 e 28 anos, sobre os quais recai as suspeitas de terem praticado este crime, os efectivos do SIC apreenderam quatro armas de fogo do tipo AKM, uma pistola de brinquedo e um martelo. De acordo com o SIC, as vítimas eram escolhidas por um olheiro, também marginal, em função dos seus bens materiais. Este partilhava a informação via telefónica com os seus companheiros de crime, identificando o local e a hora para planearem o assalto.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments