Conselho de Supervisores do Sistema Financeiro (CSSF) e Comissão do Mercado de Capitais (CMC) supervisam o “sistema financeiro angolano”

O Conselho de Supervisores do Sistema Financeiro (CSSF) angolano e seus parceiros, agência de supervisão de seguros e Comissão do Mercado de Capitais (CMC) vão realizar supervisão conjunta aos principais grupos financeiros do país a partir de outubro.

A medida foi deliberada na quarta reunião ordinária do CSSF, segundo um comunicado do Banco Nacional de Angola (BNA) a que a Lusa teve hoje acesso.

O CSSF, presidido pelo governador do BNA, analisou, nesta reunião, o desempenho do sistema financeiro nacional durante o primeiro semestre de 2023 e as atividades desenvolvidas no último quadrimestre, no âmbito da implementação do seu plano estratégico.

O encontro aprovou a proposta de plano de supervisão conjunta dos três organismos de supervisão, nomeadamente BNA, CMC e a Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (Arseg) aos principais grupos financeiros com início previsto para o quarto trimestre de 2023.

No âmbito dos trabalhos respeitantes à operacionalização da ‘framework’ (conjunto de técnicas e ferramentas de programação) do BNA, “o CSSF decidiu assegurar a manutenção da interação e cooperação com organismos parceiros de supervisão nacionais e internacionais, assim como com as entidades congéneres de referência internacional, com vista a garantir a mitigação do risco sistémico e a manutenção da estabilidade do sistema financeiro nacional”.

A reunião aprovou também princípios sobre critérios ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla inglesa) a implementar no sistema financeiro angolano.

“Foram apresentados os resultados do diagnóstico global do nível de implementação do ESG pelas instituições financeiras reguladas. O CSSF realçou a importância da implementação efetiva das políticas orientadas para o ESG por parte das instituições financeiras”, lê-se no documento.

Foi ainda apresentado, nesta reunião, o estado do processo de transição dos serviços e atividades de investimento dos bancos comerciais para as Sociedades Corretoras de Valores Mobiliários e bem como a consolidação da infraestrutura de mercado e a conclusão da transferência dos títulos de natureza corporativa.

O CSSF exerce funções de coordenação entre os organismos de supervisão do sistema financeiro, no exercício das respetivas competências de regulação e supervisão das entidades e atividades financeiras, e assume funções consultivas para com o BNA, enquanto autoridade macro-prudencial nacional.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] entidade reguladora do Sistema Financeiro Angolano (SFA) argumenta que a tendência decrescente do volume de reclamações é resultado da intervenção de […]

trackback

[…] Banco Nacional de Angola (BNA) e a Comissão do Mercado de Capitais (CMC) assinaram hoje um memorando de entendimento no domínio da supervisão das instituições […]