CPLP: Secretário-executivo da CPLP “inicia” na segunda-feira visita de três dias a Angola

O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) inicia na segunda-feira uma visita de três dias, a primeira, a Angola, que preside a organização, onde se reunirá com o Presidente, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a CPLP refere que durante a deslocação, entre 30 de agosto e 01 de setembro, Zacarias da Costa “vai ser recebido em audiência pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço”, também presidente em exercício da organização lusófona.

Fonte oficial disse à Lusa que o encontro com João Lourenço se realiza em 31 de agosto, segundo dia daquela que é a primeira visita oficial do timorense Zacarias Albano da Costa desde que tomou posse no cargo, na XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da organização, que se realizou em 17 de julho, em Luanda.

Na cimeira em que Angola assumiu a presidência da CPLP, sucedendo à presidência cabo-verdiana, os chefes de Estado e de Governo comprometeram-se a reforçar a parceria na área do comércio e do investimento entre os países lusófonos para promover a recuperação económica pós-pandemia de covid-19 e abriram caminho para a criação de um quarto pilar na organização: “O económico”.

No encontro, foi também aprovado o Acordo sobre a Mobilidade no espaço da comunidade já ratificado por dois Estados-membros, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

O Presidente angolano, João Lourenço, sugeriu também a criação de um banco de investimento para a CPLP para desenvolver o potencial económico dos países que integram a organização.

Por definir ficou qual o país que sucederá a Angola na presidência da organização em 2023.

“Zacarias da Costa assumiu as funções como secretário-executivo em 01 de agosto, sucedendo ao português Francisco Ribeiro Telles, cerca de duas semanas depois de ter sido nomeado”.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP, que celebrou 25 anos em julho.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments