Diplomacia: Marcelo Rebelo de Sousa faz “avaliação positiva” de visita a Angola

0
136
Marcelo Rebelo de Sousa fez hoje um balanço positivo da visita de dois dias a Luanda, sustentando que “era importante” pelos encontros com outros chefes de Estado e para ouvir os empresários portugueses em Angola.

“Esta viagem era importante”, respondeu Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado pelos jornalistas sobre a viagem de dois dias que fez à capital angolana, para participar no Bienal de Luanda 2021 – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz.

A visita possibilitou o encontro com o presidente, João Lourenço, e o futuro presidente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Carlos Vila Nova, assim como o presidente da União Africana, Félix Tshisekedi, também presidente da República Democrática do Congo (RDCongo), mas não só.

O final da visita foi reservado para um encontro com empresários portugueses em Angola.

“Foram apanhados nesta pandemia… Querem, por um lado, dizer o que estão a viver, neste momento em Angola, por outro lado, saber um bocadinho qual é a perspetiva em Portugal”.

A visita também incluiu um encontro com o arcebispo emérito de Luanda, Alexandre do Nascimento, ao início da tarde hoje, que ocorreu à porta fechada.

Voltar a Angola já está nos seus planos, mas Marcelo Rebelo de Sousa não sabe se antes, se depois das eleições presidenciais, previstas para agosto de 2022.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here