Eleições Gerais 2022: Comissão Nacional Eleitoral (CNE) justifica rejeição do “voto antecipado” nas eleições gerais de 24 de Agosto

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) anunciou, sexta-feira, que o plenário decidiu não realizar eleições antecipadas em 2022 devido aos desafios organizativos, logísticos e a escassez de tempo.

De acordo com o porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, o plenário, reunido na sua nona sessão extraordinária,  rejeitou realizar o voto antecipado nas eleições gerais de 24 de Agosto próximo por causa  dos desafios logísticos e o tempo escasso para a sua materialização.

Referiu que os membros  constataram  a sua importância (voto antecipado) porque está previsto na Constituição, entretanto  a sua implementação impõe desafios bastantes em termos de organização, logística e falta de tempo.

Lucas Quilundo lembrou que não houve um recuo na decisão, pois a decisão ainda não tinha sido formalizada.

“Em momento algum a CNE disse que iria realizar o voto antecipado, mas estava a criar condições, por isso organizou  o seminário Internacional para colher experiências e ver se era viável realizar o voto antecipado”, explicou.

Para o pleito de 2022 estão cadastrados 14 milhões, 399 mil e 391 cidadãos eleitores habilitados a votar nas eleições gerais de 24 de Agosto, incluindo 22 mil 560 angolanos residentes na diáspora.

Angola vai realizar, pela quinta vez, eleições gerais, desde 1992, para a escolha do Chefe de Estado e os deputados à Assembleia Nacional.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments