spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Eleições para o cargo de secretário-geral da “Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA)” da UNITA com seis candidatos, filha de Savimbi está de fora

Seis militantes formalizaram candidaturas à liderança da JURA, braço juvenil do partido angolano UNITA (oposição), e a filha do líder fundador do partido, Ginga Savimbi, não formalizou por ter manifestado intenção “fora do prazo”, disse hoje fonte partidária.

Nelito Ekuikui, Domingos Epalanga, Sebastião Salakiaku, Roberto Gamba, Hilário Marques e João Lukombo são os seis pré-candidatos ao cargo de secretário-geral da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA).

Segundo o presidente da comissão de mandatos do V Congresso Ordinário da organização juvenil da União Nacional para Independência Total de Angola (UNITA, maior partido na oposição), Adelino Ricardo, neste momento decorre a fase de receção de reclamações e verificação de insuficiências.

Em relação a Ginga Savimbi, filha do líder fundador da UNITA Jonas Savimbi, o responsável disse à Lusa que esta contactou a comissão de mantados um dia depois da fase de entrega das candidaturas ter encerrado.

“Pedimos compreensão, não há maldade nenhuma, a senhora contactou-nos um dia depois. A intenção da senhora foi extemporânea e ela é politicamente madura e percebeu que de facto estavam encerradas e se conformou”, explicou.

Com as candidaturas formalmente apresentadas, a comissão diz ter notificado todos os pré-candidatos para suprirem insuficiências, numa altura em que estão também em período de receção de reclamações que encerram no sábado.

“Há insuficiências supríveis e há outras não supríveis, entretanto analisamos todos os processos, notificamos todos os pré-candidatos e estão no direito em reclamar um ou outro ponto e estamos também a analisar as reclamações”, disse.

A falta de uma assinatura ou de cópia de Bilhete de Identidade “são insuficiências supríveis”, mas, observou, Adelino Ricardo, o tempo de militância, que à luz dos nossos estatutos são 10 anos consequentes, caso não tiverem “é uma insuficiência não suprível”.

Após a validação das candidaturas, segue-se a campanha eleitoral que se estende até finais da primeira quinzena de março próximo.

O V Congresso Ordinário para a renovação de mandatos nos corpos sociais da organização decorre de 15 a 17 de março.

Agostinho Kamuango, secretário-geral cessante, não se recandidatou ao cargo.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Destaque

Artigos relacionados