Espanha: Ministro da Indústria e Comércio destaca “investimento espanhol” na diversificação da economia nacional

O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, destacou, esta terça-feira, em Madrid (Espanha), o contributo dos empresários espanhóis no processo de diversificação nacional, investindo nos sectores do agronegócio, indústria transformadora, pescas e turismo.

Para o governante, que falava numa mesa redonda no quadro da Feira de Madrid, é ma mais-valia a presença de empresas espanholas em Angola, justificando que Espanha tem desenvolvimento nos sectores industrial, agroindustrial e em outros de actividades importantes para o país.

Victor Fernandes explicou aos empresários espanhóis que Angola tem a segunda bacia hidrográfica de África, 55 milhões de terras aráveis para a produção agrícola, com solos ainda não saturados, e 75 por cento da população é jovem (14 aos 35 anos) e outras vantagens.

Conforme o governante, Angola tem zonas para a expansão do agronegócio, indústria transformadora, pescas e turismo, assim como estabilidade política e governativa, reformas significativas para alterar a sua estrutura económica e a aposta na diversificação da economia.

“A presença de empresários espanhóis traz um know how ao país, velocidade na aplicação dos seus investimentos e desenvolver várias áreas do país”, disse o ministro.

O governante explicou que qualquer investidor estrangeiro pode investir em Angola sem a obrigatoriedade de consórcios nacionais, repatriar os seus dividendos e contribuir para a estabilidade cambial.

 “Temos uma população jovem sedenta de formação, por isso a aposta no know how e aposta na venda de bens e serviços, aposta na internacionalização das empresas para países como o nosso é o caminho natural”, reforçou.

Segundo o ministro, os empresários espanhóis vão encontrar um país que tem estabilidade governativa e um governo estavel, não temos convulsões internas, encontrão um país que fez reformas significativas desde 2017 até agora com o intuíto de alterar a sua extrutura económica, para diversificar as fontes de benefícios para a economia.

“Estas fontes estão no agro-negócios, estão na área do turísmo, estão na área da indústria e seguramente com países como a Espanha, com empresas espanholas”, asseverou.

A presença de Angola está a ser coordenada pelo Ministério da Indústria e Comércio, com o apoio da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) e da Embaixada em Espanha, além de outras entidades.

A IMEX é organizada pela Revista Internacional de Negócios Moeda Única, tendo como principal objectivo melhorar a competitividade das empresas, com uma oferta eficiente e inovadora de produtos e serviços necessários para promover a internacionalização de empresas.

“Angola é parceiro de Espanha, cujas relações bilaterais estratégicas foram reforçadas e estreitadas, em 2021, com a assinatura de acordos ao mais alto nível e de visitas recíprocas dos Chefes dos dois Governos”.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments