EUA: Aeronaves estacionadas no “aeroporto de Luanda” em Angola têm de sair até julho

As 30 aeronaves inoperantes que se encontram no aeroporto internacional 4 de Fevereiro, na capital angolana, devem ser retiradas pelos seus proprietários até julho, indicou um responsável da gestão do aeroporto.

“O aeroporto tem exiguidade de espaço na área de estacionamento para aeronaves em operação. Do ponto de vista de segurança, constitui um perigo o facto de termos ali aeronaves paradas por longo período de tempo, expostas a várias adversidades”, disse Nataniel Domingos, em declarações à Rádio Nacional de Angola.

Nataniel Domingos disse que das 30 aeronaves inoperantes, na sua maioria de médio porte, 24 estão acomodadas numa área remota e as outras seis na plataforma da área de estacionamento do Aeroporto 4 de Fevereiro.

O presidente da comissão executiva da Sociedade Gestora de Aeroportos frisou que estão identificados os proprietários das referidas aeronaves, com os quais o Instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC), mandatado para fazer cumprir o edital, está neste momento em negociação para se encontrarem soluções.

“Findo o prazo, as aeronaves que se encontrarem nas situações ora descritas considerar-se-ão perdidas a favor do Estado”, referiu Nataniel Domingos, acrescentando que no edital publicado a 27 de dezembro de 2020 pelo Ministério dos Transportes, foi definido um prazo de seis meses, que termina a 12 de julho próximo.

O documento estabelece que todas as entidades notificadas são obrigadas a proceder, previamente, ao pagamento dos correspondentes e devidos encargos ao Estado, inerentes ao prolongado estacionamento dos aparelhos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments