O Banco Angolano de Investimentos (BAI) tem disponíveis, para a província do Uíge, quatro mil milhões de Kwanzas para a concessão de pacotes de crédito aos empreendedores locais, informou, esta segunda-feira, a gerente local, Maria Bengui.
Neste ano, o BAI concedeu quatro créditos avaliados em 650 milhões de Kwanzas, num universo de 12 solicitações, depois de no ano passado as 39 solicitações não terem sido atendidas, devido à falta de título de concessão de terra e contabilidade organizada, por parte das empresas que solicitaram.
Maria Bengui, que falava no workshop sobre Emprego, Empreendedorismo, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Local, explicou que o produto “PAC Express” concede 50 milhões por cada empresário, enquanto o “Crédito Startup”, sem garantia, conta com um valor inferior.
Referiu que o BAI tem apenas quatro agências bancárias, dentre os 16 municípios da província do Uíge.
No encontro, “promovido pelo Gabinete para a Cidadania e Sociedade Civil do MPLA, os participantes do workshop pediram aos bancos comerciais para continuarem a providenciar crédito bancário, uma medida que visa potenciar os jovens com iniciativas empreendedoras”.
Presentes no encontro, os representantes dos bancos Sol, BAI e BCI procederam à apresentação de vários serviços prestados por essas instituições financeiras, assim como demonstraram a disponibilidade de financiar os projectos de empreendedorismo dos jovens.