EUA: Cadeia de Cacanda na província angolana da Lunda-Norte regista “superlotação”

O Estabelecimento Prisional de Cacanda, na província da Lunda Norte, alberga actualmente 642 reclusos, contra 480 da sua real capacidade, criando constrangimentos na acomodação dos prisioneiros.

A informação foi avançada, nesta segunda-feira, pelo director da instituição, José Lucala, à margem da inauguração de um centro de artes e ofícios no estabelecimento, adiantando que dos reclusos 386 são condenados e 256 encontram-se na condição de detidos.

O responsável descartou a existência de casos de excesso de prisão preventiva na instituição prisional, apontado o aumento do índice de criminalidade como causa da superlotação.

“Há necessidade de se construir mais um estabelecimento prisional na província, concretamente no município do Cuango, para evitar a transferência de reclusos dos municípios da zona sul da Lunda Norte para o Chitato, como acontece actualmente por incapacidade das celas dos comandos municipais da Polícia Nacional”, salientou.

Na ocasião, o governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, anunciou a existência de um projecto do Ministério do Interior para a construção de um centro prisional no Cuango, nos próximos anos.

“É uma necessidade que requer a intervenção urgente do Estado para se evitar os actuais índices de superlotação na cadeia de Cacanda”, acrescentou.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments