EUA: Fundo de investimentos britânico “reforça presença em Angola”

O negócio dos diamantes é e a nova “frente” da sociedade gestora de investimentos e de “trading” Gemcorp, parceira do Estado angolano em inúmeros projectos, revela a Newsletter África Monitor.

Segundo a fonte, o contrato de investimento mineiro do projecto Mulepe (Lunda Norte, 175 km2) atribui 75% da concessão à Gemcorp e os restantes 25% à ENDIAMA.

Controlada pelo búlgaro Atanas Bostandjiv, a Gemcorp tem em Angola o principal mercado no continente, tendo reforçado a sua presença com João Lourenço, nomeadamente no projecto da refinaria de Cabinda.

Em expansão no sector diamantífero da Lunda Norte está outra das empresas em afirmação com o actual regime, a Omatapalo.

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, tem vindo a dar prioridade à parceria com a ALROSA, diamantífera russa accionista da Sociedade Mineira da Catoca, principal empresa mineira no país.

A ALROSA pretende estender a parceria com a ENDIAMA também à mina do Luaxe. A ENDIAMA terá uma participação de 83% no consórcio responsável pela exploração da zona diamantífera do Camutué, província da Lunda Norte, ao abrigo do contrato de investimento recentemente aprovado pelo PR, de que fazem ainda parte as desconhecidas sociedades Kiluanje Limited (10%), Consórcio Conkamutue (5%) e VDB Limitada (2%).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments