EUA: General americano avisa que “incêndio do terrorismo” está a alastrar-se em África

O General Stephen Townsend que chefia o Comando Africano (Africom) das forças armadas americanas falava no final dos maiores exercício militares levados a cabo em África pelos Estados Unidos e envolvendo tropas americanas, africanas e de países da Europa. Um destacado dirigente militar americano avisou que “o incêndio do terrorismo” está alastrar-se em África e isso precisa da atenção do mundo.

Depois de elogiar o trabalho alcançado no exercícios “Leão Africano” em território de Marrocos, Tunísia e Senegal, o general traçou um quadro sombrio das ameaças terroristas em África.

O general disse estar “preocupado” com a situação de segurança ao longo de uma faixa de África da região do Sahel até ao Corno de África.

Townsend fez notar ataque da Al Qaida, Estado Islâmico e Al Shabab afirmando que todos eles “estão em marcha”.

Paises africanos vizinhos têm estado a ajudar-se para fazer face à ameaça ”mas tudo isso parece não ser o suficiente para parar com aquilo que eu chamado de incêndio de terrorismo que est’a a varrer a região”, disse o comandante do Africom.

O exercico Leão Africano envolveu 7.000 soldados e segundo o General Townsend ajudou a fortalecer a “interoperacionalidade, capacidades conjuntas e coesão das nossas forças”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments