EUA: “Ministro das Relações Exteriores de Angola”, Tete António, está hoje em Washington D.C.

0
167
O ministro das Relações Exteriores de Angola, Tete Monteiro, efectua nesta quinta-feira, 26, uma curta visita a Washington para conversações com o secretário de Estado americano, Antony Blinken, confirmou a embaixada angolana na capital americana. Tete António vai avistar-se com o secretário de Estado Antony Blinken.

O encontro entre os dois chefes da diplomacia está programado para o início da tarde, hora de Washington, e está previsto durar cerca de uma hora.

O Ministério das Relações Exteriores de Angola disse, num comunicado, que a visita “representa o firme desejo do Governo angolano em aprofundar e consolidar os laços de cooperação existentes entre os dois países, com base no respeito e benefícios mútuos”.

A deslocação de Tete António aos Estados Unidos surge depois da visita, na semana passada, à capital angolana, do responsável do Comando Africano das Forças Armadas americanas (AFRICOM), o general Stephen Townsend, que se avistou com o Presidente angolano, com quem discutiu o aumento da cooperação militar entre os dois países e segurança na região.

As relações entre os dois países têm-se vindo a intensificar desde a visita de João Lourenço, então ministro da Defesa, a Washington em 2017.

Em Fevereiro de 2020, o então secretário de Estado americano Mike Pompeo esteve em Angola e, no ano passado, o Presidente João Lourenço esteve na capital americana onde se avistou, entre outros, com o Conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, quem afirmou que os Estados Unidos queriam recomeçar o mais rapidamente possível o “Diálogo Estratégico” com Angola que descreveu como o “aspecto central do nosso envolvimento”.

Tete António deverá deixar Washington depois do seu encontro de hoje com Blinken, mas não se sabe se regressa de imediato a Angola ou se tem programada qualquer outra deslocação nos Estados Unidos ou a outro país.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments