EUA: Partido no poder em Angola, MPLA encoraja “captação de investimentos” para o país

O Secretariado do Bureau Político (BP) do MPLA encorajou, nesta sexta-feira, o Presidente da República, João Lourenço, a prosseguir com as políticas que visam captar investimentos para o país, tendo em vista redinamizar a economia nacional.

O encorajamento vem expresso no comunicado final da 9ª Reunião Ordinária do Secretariado do BP, que decorreu sob orientação da vice-presidente do MPLA, Luísa Damião.

O comunicado, a que a ANGOP teve acesso, destaca os resultados da participação do Presidente João Lourenço, na Cimeira sobre Economia de África, realizada em Paris, França, na última terça-feira (18).

A Cimeira da capital francesa definiu um apoio financeiro aos países africanos avaliado em 33 mil milhões de dólares.

Na sessão do Secretariado do BP, que decorreu Complexo Turístico do Futungo II, em Luanda, os participantes foram informados sobre a audição relativa ao processo de alterações pontuais da Constituição da República de Angola, tendo recomendado a continuação do trabalho em sede da Assembleia Nacional.

Encontros inter-provinciais regionais

Mereceu a apreciação, durante a reunião, os aspectos referentes aos encontros regionais dos Secretariados Executivos dos Organismos Intermédios do MPLA, o Plano de realização dos encontros inter-provinciais das regiões Norte, Centro-Noroeste e Sul do país.

De igual modo, os participantes analisaram a síntese das preocupações do encontro da região Leste do país (Lundas Norte e Sul e Moxico).

O Secretariado do BP indica, no comunicado, que se debruçou sobre as actividades desenvolvidas durante o 1º quadrimestre de 2021 e aprovou o Plano de actividades para o II Quadrimestre do presente ano.

Os membros do organismo executivo do MPLA concordaram com o parecer do Departamento de Organização e Mobilização, e não autorizaram a realização de Conferências Municipais Extraordinárias do partido na província do Uíge, por não se ajustar ao âmbito do processo orgânico do VIII Congresso Ordinário do MPLA.

Ajustamento dos grupos de acompanhamento

A reunião apreciou e aprovou, igualmente, as propostas de ajustamento à composição dos grupos de acompanhamento do Secretariado do BP às províncias, organizações sociais e associadas e da sociedade civil.

De acordo com o comunicado, o encontro aprovou, em segunda leitura, o plano de realização de homenagens aos membros cessantes dos Órgãos Individuais e Colegiais Nacionais e Intermédio da OMA, no mandato de 2016-2021.

Em relação à JMPLA, a reunião apreciou o Plano e o Programa específico de realização do I Fórum das Lideranças Juvenis Políticas Africanas.

Durante a reunião foi, também, aprovado o Relatório síntese das Jornadas Políticas e Patrióticas realizadas nas províncias do Zaire e de Cabinda.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments