EUA: Presidente angolano João Lourenço convida homólogos do “Congo e da RDC”

O Chefe de Estado, João Lourenço, convidou, esta quarta-feira, os seus homólogos do Congo, Dennis Sassou Nguessou, e da RDC, Félix Tshisekedi, a participarem no Fórum da Paz, a decorrer em Angola, este ano.

Foi portadora dos convites a ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, que, em Brazzaville, capital da República do Congo, disse à imprensa que “a paz faz-se através de pontes e laços sólidos”.

No final da audiência com o Presidente Dennis Nguesso, a enviada especial de João Lourenço considerou que o Fórum da Paz será uma grande oportunidade para a troca de experiências, entre segmentos representativos de mulheres, jovens, sociedade civil, religiosos e intelectuais.

Acrescentou que tais iniciativas podem criar a união dos povos africanos.

Em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC), Carolina Cerqueira foi recebida pelo Presidente Félix Tshisekedi.

“À saída da audiência, deu a conhecer que informou ao Presidente Félix Tshisekedi sobre os preparativos desta grande reunião sobre a cultura da paz, tendo igualmente entregue o convite para que o país esteja representado, tanto ao mais alto nível, como através de organizações sociais, de mulheres, jovens e artistas”.

Salientou que será possível, em conjunto, reflectir sobre a paz e criar uma plataforma de entendimento e de diálogo entre os povos de todo o continente africano.

Considerou que será de grande importância e impacto a participação, ao mais alto nível da RDC, uma vez que o Chefe de Estado Felix Tshisekedi é igualmente Presidente em exercício da União Africana (UA), organização que definiu para este ano o lema “Arte, Cultura e Desenvolvimento”.

Integraram a delegação angolana de alto nível o ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, general Francisco Pereira Furtado, e o ministro das Relações Exteriores, Téte António.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments